SóProvas


ID
2738248
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante a elaboração do PPRA em uma empresa, foi identificada a presença do agente ambiental ruído. O ambiente é um escritório onde trabalham 3 pessoas. Esses trabalhadores não reclamam do nível de ruído no local. Foi identificado que a principal fonte de ruído são os motores da central de ar condicionado que fica próxima do local. Considerando a situação hipotética apresentada e o disposto nas Normas Regulamentadoras 9 e 15, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

     

    O nível de ação é o valor acima do qual devem ser iniciadas as ações preventivas. Entre as ações preventivas estão informações aos trabalhadores e controle médico.

     

    * Para agentes químicos o nível de ação é o valor maior do que 50% do Limite de tolerância, enquanto que para agentes físicos é valor superior a 0,5 x dose. Ambos sendo avaliados, portanto, de forma quantitativa.

     

    * Os agentes biológicos, por sua vez, tem avaliação diversa, de natureza qualitativa.

     

    Cabe destacar que  acima do nível de ação são adotadas medidas preventivas, enquanto que acima do nível de tolerância são medidas de controle.

     

     

  • A como o ambiente de trabalho, nesse caso, não oferece riscos mais graves e os trabalhadores não relatam algum incômodo, não é necessária a avaliação quantitativa. (ruído, assim como vibração tem a sua medida feita quantitativamente, através do dosímetro/acelerômetro, respectivamente)
    B deve ser dada preferência à implantação de medidas de controle coletivas. Assim, a medida de controle que deve ser implantada é a transferência da central de ar condicionado para outro local, independentemente de sua viabilidade técnica. (deve se adotar preferencialmente medidas coletivas, caso não seja possível devido alguma inviabilidade técnica ex: para mudar a central, vai gastar 20 bilhões, nesses casos outras medidas devem ser tomadas, como no trajeto, administrativas, EPI.
    C medidas de controle devem ser implementadas somente se, através do controle médico da saúde, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na saúde dos trabalhadores e a situação de trabalho a que eles ficam expostos. Medidas de controle deve ser implantado como forma de prevenção também
    D caso a dose de ruído no ambiente seja superior a 50%, conforme critério estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6, devem ser iniciadas ações de informação aos trabalhadores e o controle médico. (MIC... monitoramento, informação, controle)
    E as atividades desenvolvidas no escritório oferecerão risco grave e iminente caso o nível de ruído contínuo atinja o valor de 90 dB(A). grave iminente acima de 115 Db (A) ou 140 db (C) nesse último caso para impacto com medidor compensador C... caso use o linear (adequado para impacto) deve se reduzir 10 db,


  • Não concordo com o gabarito. Na NR-15 anexo 1 item 6.. Nao tem esse parametro de açao.. E nem fala sobre nivel de ação. A questão nao deixa claro qto é a dose de ruido.. Qto tempo.. Enquanto que na NR-9 item 9.3.5 item d, trás que: deverão ser adotadas medidas necessarias e suficientes para eliminar ou minimizar os riscos sempre q forem identificadas algumas situações como quando através do controle medico ficar caracterizado o nexo causal entre os danos observados e a situaçao.