-
Letra A
-
Alguém pode explicar qual o erro da alternativa E.
-
Sayla, a alternativa E está errada pois afirma que o EPI NÃO pode contribuir para eliminar ou neutralizar a insalubridade, mas na NR15, item 15.4.1 -b) A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer com a utilização de equipamento de proteção individual.
-
QUERIA SABER O ERRO DA LETRA C
-
Quanto a letra "C", o EPI não atua na fonte ou no caminho percorrido pelo agente insalubre. Ele atua diretamente na proteção pessoal do trabalhador, como uma "barreira" aos agentes nocivos. Os EPCs podem fazer esse papel de agir nos níveis de concentração. Quanto a "E", os EPIs atuam justamente para neutralizar a insalubridade (protegendo individualmente cada trabalhador dos agentes do meio, porém sem o eliminá-lo. O agente permanece ali, mas sem causar danos ao trabalhador por conta do uso do EPI). Ex: uso de protetor auricular para atenuar o nível de ruído até o LT, neutralizando a ação do agente ruído sobre a audição do trabalhador.
-
Sayla, tentando responder sua dúvida.
Pela NR 15 uma das formas de se neutralizar ou extinguir a insalubridade é através do uso do EPI, a outra é através de medidas de ordem geral.
-
Meu entendimento sobre o erro da letra e: a insalubridade pode estar presente no ambiente. Mas, o uso do EPI pode sim, eliminar ou neutralizar os prejuízos das insalubridades sobre o corpo do operador. Exemplo: num ambiente com muito ruído, o uso de protetor auricular adequado faz com que o trabalhador possa permancer nesse ambiente sem nenhum risco à sua saúde auditiva.
-
"O EPC pode reduzir os níveis ou a concentração de agentes prejudiciais à saúde no ambiente de trabalho". Quem age no ambiente é o EPC!