SóProvas


ID
2738311
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética. Na realização de um trabalho em altura, foi identificado, antes de iniciar o trabalho, que a velocidade do vento estava a 5 km/h. O trabalhador que foi realizar a tarefa percebeu que seu estado de saúde no momento não estava adequado para executar o trabalho e comunicou o engenheiro de segurança do trabalho que estava no local. O engenheiro verificou que o trabalhador em questão possuía treinamento sobre a NR-35 e era apto para desempenhar atividades em altura, conforme seu atestado de saúde ocupacional. Além disso, havia sistema de segurança adequado. Assim, foram dadas ordens para a continuidade do serviço. O trabalhador subiu em um telhado e durante a realização da tarefa sofreu uma queda, porém ficou suspenso pelo sistema de segurança, em suspensão inerte. Considerando as informações apresentadas e o disposto na NR-35, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    A ERRADA - o trabalho não deveria ter sido realizado, pois uma condição impeditiva é a existência de ventos superiores a 3 km/h. 5.1 Além das condições impeditivas identificadas na Análise de Risco, como estabelece o item 35.4.5.1, alínea ¨j¨ da NR-35, o trabalho de acesso por corda deve ser interrompido imediatamente em caso de ventos superiores a quarenta quilômetros por hora.


    B ERRADA - o trabalho pode ocorrer na situação apresentada, porém deve ser garantido que o tempo de suspensão inerte do trabalhador seja superior a 5 horas. 35.4.5.1 A Análise de Risco deve, além dos riscos inerentes ao trabalho em altura, considerar: k) as situações de emergência e o planejamento do resgate e primeiros socorros, de forma a reduzir o tempo da suspensão inerte do trabalhador; Suspensão inerte: situação em que um trabalhador permanece suspenso pelo sistema de segurança, até o momento do socorro.


    C ERRADA - o trabalho não deveria ter sido realizado. Porém, como houve a queda, deve ser garantido que o tempo de suspensão inerte do trabalhador seja superior a 5 horas.


    D CORRETO - o trabalho não deveria ter sido realizado, pois uma condição impeditiva é a percepção do trabalhador em relação ao seu estado de saúde no momento da realização da tarefa.


    E ERRADO - todo trabalho em altura, a ser realizado por trabalhador apto e com treinamento, pode ser executado, independentemente das condições do ambiente de trabalho. 35.4.6.1 Os procedimentos operacionais para as atividades rotineiras de trabalho em altura devem conter, no mínimo: e) as condições impeditivas;

  • Com um Engenheiro de Segurança desses quem precisa de inimigo?

  • o trabalhador deve ficar o mínimo possível inerte, existe uma morte (esqueci o nome dela) em que o trabalhador fica inerte e a circulação fica tão fraca no cérebro que ele morre! trabalhador inerte, retirada se possível nos primeiros minutos!

  • ahhh, procurei aqui nas minha anotações o nome da situação em que o trabalhador fica suspenso!

    Suspensão Inerte: Trabalhador permanece suspenso até a chegada do resgate. Compressão dos vasos sanguíneos até o nível da coxa com possibilidade de causar trombose venosa. Tempo de chegada do resgate deve ser o menor possível.