SóProvas


ID
2738326
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Diversos agentes químicos como gases, vapores, poeiras, fumos metálicos, névoas e neblinas podem estar presentes nos ambientes de trabalho. Assinale a alternativa que melhor representa a definição do que são fumos metálicos.

Alternativas
Comentários
  • fumos metálicos - Ocorre um processo de fusão de materiais por calor gerado através de um arco elétrico entre o material a ser soldado com o material fundente do eletrodo. No processo, desprende-se todo material que compõe o eletrodo e o material fundente que se liquefaz pela fusão que instantaneamente se solidifica gerando partículas minúsculas que ficam em suspensão no ar.

     

    Letra A

  • Aerodispersóides do tipo Poeira - Poeira são partículas solidas que estão uniformemente, ou não, dispersas no ar. Essas partículas podem ser tanto visíveis como invisíveis ao olho humano. EX: detonação de rocha, trabalho com cimento, processos de britagem etc.. 

    Aerodispersóides do tipo névoa - Se a poeira é composta de partículas sólidas, a névoa é composta por partículas no estado físico líquido, que são produzidas por substâncias líquidas que sofreram ruptura, se tornando pequenas partículas que acabam por se dispersar no ar

    Aerodispersóides do tipo Neblina - Assim como a névoa, a neblina também é composta por partículas no estado físico líquido. Porém, essas partículas não se originam da ruptura do líquido, mas sim da condensação de vapores das substâncias. 

    Aerodispersóides do tipo Fumos - Assim como a neblina, os fumos também são produzidos por condensação de vapores. Porém, esse vapor é originado de uma substância no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, e as partículas dos fumos são sólidas (e não líquidas, como é na neblina). Os fumos são originados pela volatilização de substancias sólidas, em sua grande maioria de metais