SóProvas


ID
2739010
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO II


Cientistas criam cadeira de rodas que pode ser controlada apenas com os olhos.


Equipamento ainda passa por testes e não tem data para chegar ao Brasil.


por Sérgio Matsuura

22/03/2018 17:17 / Atualizado 22/03/2018 19:07


RIO- A inteligência artificial, vista por vezes como uma ameaça, pode melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. Ao menos essa é a aposta do brasileiro Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft Research, que comanda um time de cientistas na gigante do software que busca soluções de acessibilidade. Como exemplo, o pesquisador demonstrou nesta quinta-feira um sistema baseado na tecnologia que permite o controle de uma cadeira de rodas motorizada apenas com o movimento dos olhos.

— Tudo precisa ser inteligente — profetiza Rico, como é conhecido. — Em particular, estamos prestando atenção cada vez maior à acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência. Não são as pessoas que precisam se ajustar à tecnologia, é a tecnologia que precisa se ajustar às pessoas.

A cadeira de rodas controlada pelo olhar ainda está em fase de protótipo, sem data para chegar ao mercado, explica Alessandro Jannuzzi, diretor de Engenharia e Inovação da Microsoft Brasil. A ideia é demonstrar o potencial da tecnologia para atrair empresas interessadas no desenvolvimento de um produto.

O sistema consiste numa câmera especial — Tobii Eye Tracker, vendida nos EUA por US$ 150 — acoplada a um tablet, que por sua vez está conectado ao sistema de controle da cadeira de rodas. Apenas com o olhar, a pessoa com limitações motoras “clica” em setas apresentadas na tela, movimentando a cadeira.

Também é possível gravar movimentos para que a cadeira realize trajetos corriqueiros de forma autônoma. O objetivo, diz Jannuzzi, é que o sistema seja oferecido, principalmente, a pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), como o físico britânico Stephen Hawking, morto na semana passada:

— A inteligência artificial é muito importante. Combinada com novas interfaces, pode empoderar as pessoas com deficiência — comenta.

A invenção está baseada na tecnologia Eye Control, tornada pública na última atualização do Windows. Com sistemas de inteligência artificial, os cientistas da Microsoft conseguiram “treinar” um sensor, no caso a câmera, a terem a precisão necessária para que pessoas com deficiência tenham acesso à computação.

https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/cientistas-criam-cadeira-de-rodas-que-pode-ser-controlada-apenas-com-os-olhos-22516281

Para a construção de um texto, é importante compreender que todo discurso parte da tessitura semântica de um aglomerado de ideias. Sendo assim, o usuário da língua deve ter a capacidade de estabelecer associações de significados entre as frases. Nesse sentido, aponte a alternativa onde existe, entre as frases 1 e 2, relação de explicação, ou seja, uma frase se coloca como explicação para a ação de outra.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei entre a A e a D e marquei a errada ainda.

    :/

  • Letra A .

    PM RR se deus quiser!

  • Quando a questão disse que seria uma explicação fui procurar uma conjunção explicativa. O " porque " ficou lindo na letra A. Rsrsrs

  • A PM RR #UMA VAGA E MINHA..