-
FRATURA DÚCTIL - LENTA - o material se deforma (escoa) antes de fraturar (Temperatura elevada, Baixa taxa de deformação, Taxa de carregamento lenta, Tração uniaxial.
FRATURA FRÁGIL - RÁPIDA (Estado triaxial de tensões, o material praticamente não se deforma).
Pessoal, criei um grupo no WhatsApp só de Eng. Mecânica para concursos, quem quiser fazer parte é só me mandar msg no privado.
-
não entendi pq não pode ser a letra C. O material fragil num tem baixa taxa de deformação?
-
Sim Ailton o material que rompe por fratura frágil apresenta baixa taxa de deformação, porém isso é um efeito e não um fator que possibilite a ocorrência desse tipo de fratura.
-
Ailton, no caso desta questão, ele pergunta por um "fator" que provoca a fratura frágil, que no caso é o estado triaxial de tensões. No entanto, é uma característica da fratura frágil apresentar pouca ou nenhuma deformação, o que te confundiu!
-
Existem três fatores que provocam fratura frágil (vide ensaio de impacto): estado triaxial de tensões (existência de uma trinca), alta velocidade de deformação e baixas temperaturas.
-
Letra B
No livro Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos está: "A existência de uma trinca no material, que produz um estado triaxial de tensões, a baixa temperatura e a alta velocidade de deformação ou a alta velocidade de carregamento constituem os fatores básicos para que ocorra uma fratura do tipo frágil nos materiais metálicos."