SóProvas


ID
2739508
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nitrogenados heterocíclicos derivados de nucleotídeos. Devido à sua biossíntese não ser derivada de aminoácidos, mas de bases púricas, alguns autores classificam as metilxantinas como pseudo-alcalóides, principalmente pela semelhança estrutural e características físico-químicas. As metilxantinas são derivados metilados da xantina. Estas substâncias são constituintes de muitas bebidas e de estimulantes não alcoólicos, preparados de maneira artesanal (caseira) ou industrializados. As metilxantinas mais abundantes no reino vegetal são: cafeína, teofilina e teobromina, no entanto, a cafeína e a teofilina são as de maior interesse farmacêutico. Sobre as metilxantinas, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D

     

    A teofilina e a cafeína são usadas clinicamente como broncodilatadores.  (somente a teofilina é utilizado como broncodilatador)

  • estimulando receptores β-adrenérgicos ?

    A inibição de fosfodiesterase é no interior da célula e não no receptor membranar beta-2.

    Alternativa mal formulada.

  • As metilxantinas são agonistas (estimulantes) dos receptores b-adrenérgicos - efeito broncodilatador usado no tratamento da asma crônica (teofilina e aminofilina).