SóProvas


ID
2739925
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um laboratorista titulou um monoácido fraco (Ka = 4,0.10-6 , a 25 °C) com uma monobase forte e utilizou fenolftaleína (pKa = 9,6, a 25 °C) como indicador. Para tanto, colocou 50 mL do ácido em um erlenmeyer de 100 mL e adicionou três gotas de fenolftaleína. Em seguida, utilizando uma bureta de 100 mL (zerada com a solução 0,1 mol/L da base), realizou a titulação. Sabendo que a concentração real do ácido era de 0,05 mol/L, assinale a única afirmação CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Tenho dúvida quanto ao gabarito. O pH não varia bruscamente em torno da metade do percurso do ponto estequiométrico, indicando que a solução age como um tampão nessa região. Porém há uma região antes do ponto de equivalência em que o pH varia bruscamente. Assim, a meu ver, essa questão poderia ser passível de recurso.

  • a) De fato, para atingir o PE dessa titulação, o volume gasto da base forte será de 25mL. Porém, o pH no ponto de equivalência não ficará neutro, pois a titulação é entre uma base FORTE e um ácido fraco, sendo o pH>7.

    b) O pH no ponto médio (onde foram gasto 50% do volume do ácido) é igual ao pKa do ácido.

    Sendo pH = pKa = - log Ka

    pH = - log 4.10-6

    c) No ponto de equivalência, por se tratar de uma solução tampão:

    pH = pKa + log [sal] / [ácido]

    d) CORRETA. trata-se de uma solução tampão de um ácido fraco (ag. titulado) com sua base conjugada.

    e) Lembrando que o ponto de viragem de um indicador será entre valores de pKa +1 e pKa-1.

    A fenolftaleina tem seu ponto de viragem, então, entre 8,6 e 10,6.