SóProvas


ID
2740147
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a tendência progressista crítico-social dos conteúdos, o papel da escola é

Alternativas
Comentários
  • Papel da Escola: * Valorização da escola como espaço social responsável pela apropriação do saber universal. * Socialização do saber elaborado Às camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação desta realidade.

     

    Fonte: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=360

  • c)

    preparar os alunos para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhes um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da sua socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

  • C

    A pedagogia progressista tem-se manifestado em três tendências: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire, a libertária, que reúne os defensores da autogestão pedagógica; a crítico-social dos conteúdos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos conteúdos no seu confronto cor as realidades sociais.

    A tendência da pedagogia critico-social de conteúdos: Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber criticamente reelaborado.

  • Se alguém pudesse me explicar o erro de todas as outras opções... porque achei tudo muito parecido entre a A, B, E.

  • TENDENCIA LIBERTADORA

    TENDENCIA CRITICO DOS CONTEÚDOS

    TENDENCIA TECNICISMO

  • É papel da escola na pedagogia crítico-social dos conteúdos:

    A) exercer uma transformação radical na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário, pretendendo com isso criar uma forma de resistências à burocracia.

    Errada! Essa concepção é da pedagogia libertária.

    B) atuar nos espaços não formais e populares de educação, atingindo um nível de consciência crítica dessa realidade, por meio do qual o ser humano questiona sua relação com a natureza e com os demais homens e mulheres.

    Errada! Essa concepção é da pedagogia libertadora.

    C) preparar os alunos para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhes um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da sua socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

    Certa! A tendência que utiliza os conteúdos como instrumento para compreensão da realidade e, consequentemente, viabiliza a participação do educando na democratização da sociedade realmente é a pedagogia crítico-social dos conteúdos.

    D) organizar o processo de aquisição de conhecimentos específicos por meio da aprendizagem, atitudes e habilidades instrumentais necessárias para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social globalizado.

    Errada! Essa concepção está mais afeita à pedagogia liberal tecnicista.

    E) preparar o aluno para assumir seu papel na organização social, por meio da aquisição de conhecimentos intelectuais e morais, em que os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e, pelo seu próprio mérito, conquistar seu lugar junto aos mais capazes.

    Errada! Essa concepção é da pedagogia tradicional.

    GABARITO: alternativa “C”

  • GABARITO C

    Tendências Pedagógicas

    A) Libertaria: a escola exerce uma transformação na personalidade dos alunos em um sentido libertário e autogestionário. A ideia básica é introduzir modificações institucionais a partir dos níveis subalternos, que, em seguida, vão "contaminando" todo o sistema.

    (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4520138/mod_resource/content/2/Texto_1%20Libaneo.pdf)

    B) Libertadora: Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação "não-formal". Entretanto, professores e educadores engajados no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. Assim, quando se fala na educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que apreendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social. Tanto a educação tradicional, denominada "bancária" - que visa apenas depositar informações sobre o aluno -, quanto a educação renovada - que pretenderia uma libertação psicológica individual - são domesticadoras, pois em nada contribuem para desvelar a realidade social de opressão. A educação libertadora, ao contrário, questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação - daí ser uma educação crítica.

    (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4520138/mod_resource/content/2/Texto_1%20Libaneo.pdf)

    C) Histórico-Crítica / Crítica Social dos Conteúdos: A escola tem o papel de preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. (Q390591)

    D) Tecnicista: À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na maquina do sistema social global.

    (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4520138/mod_resource/content/2/Texto_1%20Libaneo.pdf)

    E) Tradicional : A educação vinha direta de um professor que não se preocupava com aluno e sim com o conhecimento repassado, os alunos menos capazes, deveriam procurar um curso que seria mais profissionalizante, ou seja, um curso de puro ensino sem desenvolvimento humano. Vemos então que o professor é o centro do processo educativo e sendo o responsável pela transmissão dos conteúdos ele deve ser muito bem preparado e desta forma é visto como um “Mestre todo poderoso”, o doutor de toda a sapiência e incontestável.

    (https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-pedagogia-tradicional-ontem-hoje.htm)