SóProvas


ID
2740243
Banca
FUMARC
Órgão
Câmara de Pará de Minas - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     RAPIDINHO


      Todos nos beneficiamos e nos orgulhamos das conquistas da vida moderna, especialmente da crescente velocidade com que fazemos as coisas acontecerem. Mudanças que antigamente levavam séculos para se efetivarem agora podem ser realizadas em poucos anos, às vezes em poucos meses. Quando não em poucas semanas, ou até em poucos dias. Nas sociedades tradicionais, as normas de conduta, as leis, os costumes, o modo de se vestir, os estilos artísticos tinham uma extraordinária capacidade de perdurar. Tudo se modificava, é claro, mas sempre muito devagar. [...]

      Na utilização dos meios de comunicação, os mensageiros foram substituídos pelo telégrafo elétrico, que cedeu lugar ao telégrafo sem fio, ao telefone, à televisão, ao fax, ao e-mail e às maravilhas da eletrônica contemporânea. Não somos bobos, tratamos de aproveitar as possibilidades criadas por todos os novos recursos tecnológicos. Para que perder tempo? Se podemos fazer depressa o que os nossos antepassados só conseguiam fazer devagar, por que não haveríamos de acelerar nossas ações? Um dos expoentes do espírito pragmático da modernidade, o americano Benjamin Franklin, já ensinava no século XVIII: “Tempo é dinheiro”, time is money.[...]

      Dedicamo-nos, então, a uma frenética corrida contra os ponteiros do relógio. Para sermos eficientes, competitivos, apressamos cada vez mais nossos movimentos. Saímos de casa correndo para o trabalho, somos cobrados para dar conta correndo de nossas tarefas e — habituados à corrida — alimentamo-nos às pressas (ah, a chamada fast food!), para depois voltarmos, correndo, para casa. [...]

      Impõem-se, contudo, algumas perguntas: nas condições em que somos mais ou menos obrigados a viver, não estaremos, de qualquer maneira, pagando um preço altíssimo, mesmo se formos bons corredores e nos mostrarmos aptos para vencer? Os ritmos que nos são impostos e que aguçam algumas das nossas faculdades não resultam, ao mesmo tempo, num empobrecimento de alguns aspectos importantes da nossa sensibilidade e da nossa inteligência? A necessidade de assimilar com urgência as informações essenciais para a ação imediata não acarreta uma grave incapacidade de digerir conhecimentos sutis e complexos, cheios de caroços e mediações que, embora careçam de serventia direta, são imprescindíveis ao aprofundamento da minha compreensão da condição humana? Uma reflexão que se sabe condenada a desenvolver-se num exíguo prazo predeterminado não será, inevitavelmente, superficial? O pensamento que se formula rapidinho não tende a ser sempre meio oco? (Leandro Konder. In: O Globo, 29/08/96)

https://pt.linkedin.com/pulse/%C3%A0-luz-do-fil%C3%B3sofo-karine-gomes-moura

Os termos destacados têm natureza adverbial, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

     

    a) atigamente advérbio de tempo (mudanças que foram feitas antigamente)

     

    b) rapidinho advérbio de modo (a maneira que se formula o pensamento)

     

    c) não é adverbio de negação

     

    d) pragmático é adjetivo (significado de prágmatico: é prático; que realiza algo objetivamente)

  • RESPOSTA: Letra D. Trata-se de um adjetivo.

  • Na letra B, o advérbio de modo RAPIDINHO poderia gerar dúvidas se considerarmos o diminutivo dos advérbios na Norma Culta.

    Mas nada que atrapalhasse a questão. : )

  • ADVÉRBIO (Classe invariável, não possui flexão)

  • A)ADVERBIO DE TEMPO

    B)ADVERBIO DE MODO

    C)ADVERBIO DE NEGAÇÃO

    D)ADJETIVO

  • Gab D

    O adjetivo (pragmático) liga-se ao substantivo (espírito) qualificando-o.

  • Advérbio NÃO modifica substantivo!

  • Advérbio → Circunstância


    Exs.: Ontem/Jamais

  • Tem muito "zé rosquinha" por aí falando besteira e achando que está abafando com comentários!

  • Gente alguem me ajuda com essas questoes que perguntam quando é adverbio ou nao. Eu estudei na gramatica, mas na hora de fazer questao nao consigo acertar.

  • “Pragmático” é adjetivo, modifica o substantivo “espírito”, portanto não possui valor de advérbio como “antigamente”, “rapidinho” e “não”. A propósito, “rapidinho” não pode ser adjetivo, pois modifica um verbo: “formula rapidinho, rapidamente”.

    Gabarito letra D.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

  • D- ADJETIVO

  • COMENTÁRIO DA PROFESSORA DENISE CARNEIRO (TECCONCURSOS)

    A alternativa "D" é a INCORRETA.

     Devemos indicar o termo destacado que não tem natureza adverbial.

    O advérbio é a classe que modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância (tempo, lugar, intensidade, modo, etc.). Ex: aqui, acolá, pouco, amanhã, bem, mal, não, talvez, etc.

    Vamos lá?

     a)  “Mudanças que antigamente levavam séculos para se efetivarem [...].”

    CORRETA. Esse é um advérbio de tempo ligado a "se efetivarem".

     b)  “O pensamento que se formula rapidinho não tende a ser sempre meio oco?”

    CORRETA. O termo destacado é advérbio de modo ligado ao verbo "formular".

     c)  “Quando não em poucas semanas, ou até em poucos dias.”

    CORRETA. Esse é um clássico advérbio de negação.

     d)  “Um dos expoentes do espírito pragmático da modernidade, o americano Benjamin Franklin, já ensinava no século XVIII [...].”

    INCORRETA. Temos aqui um adjetivo que qualifica o substantivo "espírito". A palavra tem sentido de "prático, objetivo".

  • O termo "pragmático", destacado na letra D, atua como adjetivo, modificando o substantivo "espírito". Trata-se de um adjetivo, não de um advérbio.

  • não tem termo destacado
  • Gabarito letra D.

    “Pragmático” é adjetivo, modifica o substantivo “espírito”, portanto não possui valor de advérbio como “antigamente”, “rapidinho” e “não”. A propósito, “rapidinho” não pode ser adjetivo, pois modifica um verbo: “formula rapidinho, rapidamente”.

    Fonte: Prof. Felipe Luccas (ESTRATEGIA CONCURSOS)

  • Gab D

    Advérbio é classe Invariável.

  • "advérbio é a classe que modifica o verbo"

    Qual verbo está sendo modificado pelo não da alternativa C?