-
A-Ao acelerarmos nossas ações, conforme o pensamento de Benjamim Franklin, tornamo-nos eficientes, competitivos, apressamos cada vez mais nossos movimentos, pagando um preço altíssimo. !
-
Se alguém puder me ajudar nessa letra D: Pelo meu entendimento é a incorreta . a assertiva diz que é inevitável que a reflexão seja superficial, quando no texto diz que existe uma tendência....Segundo meus parcos conhecimentos de português ser inevitável e existir uma tendência são coisas diferentes
-
Bruno Trindade,
Sobre a assertiva "D" o autor também não afirma categoricamente que se trata de uma verdade, tanto que ela vem no texto sob a forma de uma indagação:
"Uma reflexão que se sabe condenada a desenvolver-se num exíguo prazo predeterminado não será, inevitavelmente, superficial?"
Dessa forma, quando a alternativa usa a palavra "tendencia" dá a mesma acepção do texto, ou seja, que não é uma verdade absoluta.
Espero ter ajudado !
-
Nem entendi ate agora porque a letra A está errada...kk help!!!
-
" PAGANDO UM PRECO ALTISSIMO" E OPOSTO A TEORIA DA BENJAMIM, ONDE FALA QE A VELOCIDADE ADQUIRI MONEY .
-
Legal se tivesse uma lei que obrigasse as bancas a justificar todas as perguntas da prova em edital...ai eu gostaria de ver a saia justa....
-
Legal se tivesse uma lei que obrigasse as bancas a justificar todas as perguntas da prova em edital...ai eu gostaria de ver a saia justa....
-
Tão fácil que deixa a gente até desconfiada.
-
Questão engraçado, pois no texto leva o leitor a certos QUESTIONAMENTOS e nas alternativas vem como afirmação.
Cruz credo com essa banca...
-
Tão fácil que 344 pessoas (44%) erraram. Achou fácil? Acertou? Mais humildade por favor!!!!!! As pessoas que erram se sentem mal com esse tipo de comentário, se não tem nada para contribuir, não comente...
Campanha:
- não aos comentários repetidos;
- não a comentários sobre vendas de apostilas, métodos etc. Aqui não é plataforma de vendas, vá para outro lugar.
- não as comentários do tipo: Tão fácil, essa é moleza, para não zerar.
- não a comentários políticos
e lembre-se aqui não é rede social, guarde o que vc acha para você, o objetivo aqui é ajudar os concurseiros não fazer com que se sintal mal.
-
Muito difícil... E, sinceramente, não li o Bejamim falando isso tudo no texto, que se atribuiu a ele. Mas vendo a última sentença calmamente, percebemos que ela tem um problema de lógica: a tendência é de esta reflexão ser, inevitavelmente, superficial. Ou é tendência ou é 100% superficial, não cabe as duas coisas juntas.
-
A. Ao acelerarmos nossas ações, conforme o pensamento de Benjamim Franklin, tornamo-nos eficientes, competitivos, apressamos cada vez mais nossos movimentos, pagando um preço altíssimo.
> Errado, nem explicou o pensamento de Benjamim, a unica coisa que fez foi citar uma frase dele que endossa o contexto.
B. Ao assimilarmos com urgência as informações essenciais para uma ação imediata, deixamos de assimilar conhecimentos sutis e complexos que são imprescindíveis ao aprofundamento da compreensão da nossa condição humana.
> Certo, praticamente copia do meio do ultimo paragrafo do texto
C. Ao formularmos um pensamento rapidamente, a tendência é que ele seja mais superficial.
> Certo, praticamente cópia da penultima frase do ultimo parágrafo
D. Ao refletirmos sobre um assunto num prazo curto e pré-determinado, a tendência é de esta reflexão ser, inevitavelmente, superficial.
> Certo, praticamente cópia da penultima frase do ultimo parágrafo
O colega apontou, perfeitamente, o problema da inconsistencia logica da ultima alternativa, só que esse problema está no próprio texto logo a questão está certa.
-
O problema dessa questão não foi de interpretação nossa. Essa banca é péssima, amadora na elaboração de questões; percebo isso nas inúmeras questões que faço dela e também pelos comentários dos professores que acompanho. E não sei se pq os candidatos não costumam entrar com recurso, mas os erros dessa banca sempre ficam por isso mesmo. Ela é ambígua, confusa e mal elaborada! Provavelmente são professores sem experiência que fazem essas provas. Pq uma coisa é a banca fazer questões difíceis, como a FCC, entre outras; outra coisa completamente diferente é a FUMARC, banca ruim mesmo. Pronto falei!!
-
Ao acelerarmos nossas ações, conforme o pensamento de Benjamim Franklin, tornamo-nos eficientes, competitivos, apressamos cada vez mais nossos movimentos, pagando um preço altíssimo.
O erro está no final " pagando um preço altíssimo", essa expressão foi um pensamento do autor do texto e não pensamento de Benjamim Franklin.
-
Eu acredito que a letra A esteja incorreta devido a não podermos afirmar que o pensamento de Benjamin diz aquilo, pois o autor somente citou uma frase clichê dele "Tempo é dinheiro". Todo o resto do texto é do autor, não do Benjamin
-
Analisemos letra a letra.
Letra A - ERRADA - Benjamin Franklin ensinava que tempo significa dinheiro. Daí afirmar que, segundo seu pensamento, tornamo-nos mais eficientes quando aceleramos nossas ações é uma extrapolação. Trata-se de uma constatação do autor do texto, e não de um pensamento de Franklin.
Letra B - CERTA - O último parágrafo traz uma série de perguntas retóricas - perguntas que induzem a uma resposta. É o caso de "A necessidade de assimilar com urgência as informações essenciais para a ação imediata não acarreta uma grave incapacidade de digerir conhecimentos sutis e complexos, cheios de caroços e mediações que, embora careçam de serventia direta, são imprescindíveis ao aprofundamento da minha compreensão da condição humana?".
Letras C e D - CERTAS - Como dito, o último parágrafo apresenta perguntas retóricas. No questionamento "Uma reflexão que se sabe condenada a desenvolver-se num exíguo prazo predeterminado não será, inevitavelmente, superficial?", vê-se que a tendência inevitável de uma reflexão apressada é a superficialidade.
-
Eu acredito que a alternativa D está também INCORRETA.
No texto, a passagem "Uma reflexão que se sabe condenada a desenvolver-se num exíguo prazo predeterminado não será, inevitavelmente, superficial?" apresenta uma dúvida do autor, um questionamento que não detém resposta.
Com efeito, a alternativa D não pode ser uma "constatação", já que tal ideia se apresenta como dúvida do autor. Em momento algum do texto ele diz que a reflexão desenvolvida num curto espaço de tempo é, inevitavelmente, superficial. O que ocorre é um questionamento...
-
O fato de pagarmos um preço altíssimo é trazido como reflexão por Leandro Konder e distoa da fala de Benjamin Franklin.
-
é uma loteria acertar essas questões de interpretação de texto dessa banca...
-
Acredito que o erro da questão A está em dizer: tornamo-nos eficientes, competitivos... essa afirmação não é verdadeira. No texto a autora diz: "Para sermos eficiêntes, competitivos..." não é uma afirmação taxativa como apresentada na letra A. Eu entendi assim!
-
Gabarito: A
Justificativa:
"Benjamin Franklin ensinava que tempo significa dinheiro. Daí afirmar que, segundo seu pensamento, tornamo-nos mais eficientes quando aceleramos nossas ações é uma extrapolação. Trata-se de uma constatação do autor do texto, e não de um pensamento de Franklin."
Prof. José Maria | Direção concursos
-