SóProvas


ID
2740372
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1.


                             NÃO FALTOU SÓ ESPINAFRE


A crise não trouxe apenas danos sociais e econômicos. Mostrou também danos morais.

Aconteceu num mercadinho de bairro em São Paulo. A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras e avisou à clientela. Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre. No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante. Não tinha. Observaram que a verdura acabaria estragada. Ela explicou que ia cozinhar e congelar. Então, foram ao ponto: caramba, havia outras pessoas na fila, ela não poderia levar só o que consumiria de imediato?

Não, estou pagando e cheguei primeiro”, foi a resposta.

Compras exageradas nos supermercados, estoques domésticos, filas nervosas nos postos de combustível – teve muito comportamento na base de cada um por si.

Cabem nessa categoria as greves e manifestações oportunistas. Governo, cedendo, também vou buscar o meu – tal foi o comportamento de muita gente.

                                                 Carlos A. Sardenberg, in O Globo, 31/05/2018. 

Em todos os segmentos a seguir, há termos unidos pela conjunção aditiva e.


Assinale a opção que indica o segmento em que a troca de posição dos elementos sublinhados causa inadequação na construção.

Alternativas
Comentários
  • Acertei... mas apenas porque me pareceu ilógico ("inadequado") congelar para, só depois, cozinhar o dito espinafre. Ademais, nas outras construções não há alteração de sentido com a troca dos elementos sublinhados...

  • Allan, foi uma das poucas vezes que a lógica prevaleceu em uma questão de portugues da FGV.

  •  

    B) “Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão.

     

    Na minha opinião, ao trocar a posição desses termos destacados, a ordem dos fatos se alteraria: iria parecer que primeiro uma grande discussão foi formada e, depois disso, a pequena fila foi formada. Algum dos colegas consegue explicar o gabarito?

  • VAMOS LÁ:

     

    a) sociais e econômicos. substantivos (ordem nao interessa) ERRADA

     

     b) pequena fila e uma grande discussão.substantivos (ordem nao interessa) ERRADA

     

     c)  ia cozinhar e congelar. VERBOS > ORDEM INTERESSA  CORRETA

     

     d) “Não, estou pagando e cheguei primeiro.VERBOS porém esses verbos já possuem tempos definidos estou_presente e cheguei_passado assim a ordem nao irá importar..

     

     e) as greves e manifestações oportunistas.substantivos (ordem nao interessa) ERRADA

     

    menos é mais...

    bons estudos :)

  • Galerinha, prestem muita atenção nesse tipo de questão

    Não podemos trocar os termos quando há uma sequência cronológica entre as ações, acertei essa questão por inferir isso de tantas outras questões.. 

    a) a crise trouxe tanto isso como aquilo, não podemos dizer quem veio primeiro

    b) eu realmente fiquei com duvida entre esta e a alternativa c, mas pensei: pode haver uma discussão antes de formar a fila, ou as duas podem ocorrer ao mesmo tempo

    c) alternativa correta, eu me atentei para a sequência de ações que a mulher disse que realizaria, ela vai cozinhar o espinafre e depois conservá-lo congelando, eu realmente não sei explicar ao certo, mas lembrei de algumas ações que minha mãe faz com alguns alimentos...

    d) cheguei primeiro e estou pagando.. não há nenhuma alteração com a troca dos termos

    e) o mesmo que a letra a, não há uma sequência entre as ações, e a troca de termos não altera o significado.

  • Ninguém aqui "congela" e então "cozinha"? :D HDSUAhduaishduas.. 

  • A FGV sempre faz isso, bota duas alternativas que poderiam ser certas, mas você tem que identificar ou "adivinhar" qual é a mais certa das duas! Nesse exemplo, aqui, B e C poderiam ser consideradas certas, porém a C é mais gritante, pois, por exemplo, se você chega a casa, cozinha e depois congela o produto, faz mais sentido do que chegar a casa, congelar para em seguida cozinha-lo. Espero ter ajudado.

  • Até é possível congelar e depois você cozinhar, mas isso muda o sentido cronológico das ações, diferente, por exemplo, de sociais ou econômicos, que não faz diferença alguma a ordem desses termos nessa frase.

  • Gente, a banca não pediu alteração do sentido e sim causa de inadequação na construção! 

  • Line L, mas, nesse caso, a inadequação na construção se deve justamente por que na ordem invertida o sentido passado não é o mesmo da ordem original.

  •  

    Eu não concordo com o gabarito... 

    Posso cozinhar um alimento e depois congelar

    Posso congelar sem cozinhar

    Posso fazer as duas coisas, cozinhar uma parte e congelar a outra

    Agora, qual o mais adequado a se fazer para conservá-lo, nesse caso, precisa-se de expertise culinária. Será que o examinador requer até isso do candidato?

    Não vejo justificativa de ordem cronológica para isso.

     

    Já na letra C, em relação a formaão da fila e depois a discussão, aí sim, pode até fazer sentido... 

     

    enfim... 

  • Acerteiiiii letra C


    Estudem meu povoo...


    Chegaremos lá!! Força,Fé,FOCO



  • Eu acho que ele considera errada a troca dos elementos em C porque lendo o texto a gente entende que ela vai cozinhar e depois congelar, mas se trocar os elementos entende-se que ela vai congelar e depois cozinhar. Muda a ordem dos fatos. As demais alternativas nao ordenam ações, apenas enumeram coisas. A excessão seria a B, mas eu não considerei essa alternativa porque uma ação nesse caso não precisa necessariamente preceder a outra.

  • JAQUELINE ALVES É TOP NOS COMENTARIOS!!!

  • Não concordo com a alternativa C pq por exemplo, quando se faz certos alimentos, as veses é necessario congelar pra depois cozinhar; Salgados, até leguminosas vc congela primeiro. Outro exemplo é o coentro e cebolinha. Nao entendi a lógica.

  • Quando compro verduras e hortaliças em grande quantidade, uma parte eu congelo. O espinafre, especificamente, se congela cru, depois tira a quantidade necessária e cozinha. Enfim, não há essa regra cronológica rígida que vcs estão tentando justificar a questão. Pode-se tanto congelar e depois cozinhar, como cozinhar e depois congelar.(ex: uma grande quantidade de feijão ou sopa)

    A alternativa B em ordem invertida faz muito menos sentido...

    Essa foi péssima FGV!!!

  • Bizarra!! de que inadequação a banca tá falando? Semantica? Sintática? Se for semãntica, como o gabarito parece demonstrar, a letra b seria mais correta. O texto passa a sensação de que primeiro se formou uma pequena fila e depois se gerou a grande discussão. Trocar esses dois termos claramente causaria uma inadequação semantica em relação ao texto original.

  • eu que tinha outras assertivas que teria também inadequação, mas se tratando de FGV é bom pegar a mais grosseira, se ela ia cozinhar não trazendo suposições normalmente pessoa cozinha e depois congela o que cozinhou.

  • Gabarito C - Eu entendo que há alguns alimentos que você pode congelar primeiro e depois cozinhar, como por exemplo as carnes. Porém neste caso o texto fala do espinafre e ninguém congela folhas para depois cozinhar , não faz sentido. A folha queima com a friagem.

  • Minha dica é: sempre retornem ao texto.

  • O caso da alternativa C feriu a coerência, ou seja, o elemento da não contradição - respeitar os princípios lógicos - . Primeiro se cozinha para depois congelar e não ao contrário como propõe a questão.

  • Tá, mas eu congelo e depois cozinho! ok? fgvkkk

  • Dica para Português da FGV: Muitas questões!

    Depois da terceira questão nesse estilo, percebe-se que devemos procurar pela lógica da causa e consequência ou então a ordem cronológica dos termos.

  • Pra não zerar!

  • Pessoal, é a lógica defendida pela Jaqueline Alves. Em geral, a resposta está na falta de sentido que a frase assume quando há inversão.

  •  Complementando o comentário dos colegas...

    A – ADEQUADA

    Os termos são independentes entre si. A mesma ideia seria transmitida independente da ordem em que estão os termos sublinhados. Portanto, a alteração dos termos não altera o significado e nem gera inadequação

    B – ADEQUADA

    “Formaram-se uma pequena fila e uma grande discussão. Uma senhora havia arrematado todos os dez maços de espinafre.

    O Texto Deixa claro que o motivo da confusão não é a fila e sim o comportamento da senhora egoísta. Assim sendo, a confusão poderia ter ocorrido antes ou depois da formação da fila. A Fila e a confusão são, portanto, termos independentes entre si. Os termos em questão (seja na ordem o texto seja na ordem inversa) não deixam claro a ordem que as coisas aconteceram (se a fila ocorreu primeiro ou se a confusão ocorreu primeiro).

    A Inversão, portanto, não gera mudança de interpretação – portanto, não gera inadequação

    C – INADEQUADA

    “Observaram que a verdura acabaria estragada. Ela explicou que ia cozinhar e congelar.”

    Para conservar o espinafre, é preciso fazer um processo conhecido como "branqueamento" - primeiro cozinhar e depois congelar o espinafre. Congelar o alimento e depois cozinhar, ao contrário, vai fazer com que os maços de espinafre estraguem. A Inversão dos termos, portanto, faria com que a explicação da senhora ficasse completamente descabida/inadequada ao contexto em questão. A senhora, então, deixaria de ser uma senhora egoísta para se tornar uma senhora esclerosada.

    Mais Informações:

    cozinhandopara2ou1.com.br/2017/09/20/como-congelar-espinafre-fresco

    lunetas.com.br/saiba-como-congelar-alimentos-crus-e-cozidos-da-forma-correta

    D – ADEQUADA

    “estou pagando” está no presente e “cheguei primeiro” está no passado. Então, independente da ordem entre os termos, a mesma ideia seria transmitida. A ideia de que ela tinha chegado primeiro e que depois pagou pelos maços de espinafres. Se não há mudança de ideia, não há de se falar em inadequação

    E – ADEQUADA

    Podemos interpretar que o termo “oportunistas” se refira a “manifestações” (somente) e a “greves e manifestações”. A inversão dos termos faz com que o termo “oportunistas” se refira somente a “manifestações”.

    As 2 interpretações (mesmo gerando alteração de ideias) são adequadas ao texto. Ou seja, a inversão não tornaria a construção inadequada

  • Fui seco na B Kkkkk
  • Quem aqui não congela a carne que chegou do mercado e depois cozinha? Aff

    Nem sempre, ou quase nunca você cozinha e depois congela. Mas enfim! Eu sou dona de casa e muitas vezes eu faço os dois.

  • 05Em todos os segmentos a seguir, retirados do texto, há dois elementos unidos pela conjunção e; assinale a opção que indica o segmento em que a ordem desses dois elementos não pode ser trocada.

    “Tu ias dormir e eu velava.-

    Tu ias eu velava e dormir (NÃO PERMITE A TROCA).

    “Ela explicou que ia cozinhar e congelar.”

    Ela explicou que ia congelar e cozinhar.. (NÃO PERMITE A TROCA)

    Sertão Brasil

    @concurseironordestino

  • Vejo a galera explicando o gabarito a partir da ordem cronológica e causa/consequência e penso: AHAM, ISSO MESMO, ENTÃO B.

    Quem cozinha um tiquinho sabe que se há algo em excesso na cozinha pode ser congelado e depois você faz o que quiser com ele.

    Já na B fica meio ilógico primeiro começar uma discussão e depois formar uma fila, é até uma conclusão bem pacífica da história, mas não é assim que o texto termina.

    Detesto discutir com banca, mas tem umas coisas que arghhh.

    Pronto, desabafei.

    Vamos voltar. Bons estudos, galera!

  • Acertei pq esta bem claro a inadequação NA letra C..

  • A letra é tem erro de paralelismo, não?

     

  • Morrendo com o comentário do João Gilberto e os links ensinando como congelar e cozinhar corretamente os alimentos. A que ponto chegamos pela FGV hahahaha.

  • sempre que houver a ideia de que um fato aconteceu primeiro e o outro depois não pode inverter (o mesmo ocorre se for causa e consequência).

    exemplo: toda vez que pinto um retrato (1ª), perco um amigo (2º).

    “Ela explicou que ia cozinhar (1º) e congelar (2º).”

    letra c

  • Eu tentei ser o mais lógico possível e mesmo assim errei.

    Dá mesma forma que é normal cozinhar primeiro para depois congelar, é também normal primeiro gerar uma pequena fila e depois uma confusão.

    Ao contrário, é possível congelar primeiro para depois cozinhar. Agora, não tem coerência a confusão ser gerada e como consequência disso gerar uma pequena fila. Pela lógica a confusão veio da pequena fila.

    Minha avó primeiro congela a carne, peixe, frango depois de comprados para depois cozinhar.

    Parece muita viagem, mas na hora de resolver a questão sua mente se enche de ideias e aquela que pode parecer óbvias para alguns, não pareça para outros.

  • Eu tentei ser o mais lógico possível e mesmo assim errei.

    Dá mesma forma que é normal cozinhar primeiro para depois congelar, é também normal primeiro gerar uma pequena fila e depois uma confusão.

    Ao contrário, é possível congelar primeiro para depois cozinhar. Agora, não tem coerência a confusão ser gerada e como consequência disso gerar uma pequena fila. Pela lógica a confusão veio da pequena fila.

    Minha avó primeiro congela a carne, peixe, frango depois de comprados para depois cozinhar.

    Parece muita viagem, mas na hora de resolver a questão sua mente se enche de ideias e aquela que pode parecer óbvias para alguns, não pareça para outros.

  • Gabarito:C

    Relação lógica pra FGV é ordem de ação dos verbos.

  • Concordo com a resposta de João Gilberto. A discussão não é consequência da formação da fila. Tanto a discussão quanto a formação da fila aconteceram por causa da atitude da senhora (observe o tempo verbal em "Uma senhora havia arrematado", que indica que o arremate aconteceu antes). Tem-se a ideia errada de que a discussão aconteceu depois da formação da fila por causa da progressão dos adjetivos - "pequena" para "grande" - mas, na verdade, o autor do texto provavelmente só teve a intenção de criar essa antítese entre os tamanhos para tornar o texto mais estilístico.

  • Obrigado pela referência, "Rafa TJ" e "Leandro Cavalheiro"

  • Mas a letra E tem erro de paralelismo::

    "Cabem nessa categoria as greves e manifestações oportunistas."

    "Cabem nessa categoria manifestações oportunistas e as greves".

    Para ficar correto, o certo seria:

    "Cabem nessa categoria as manifestações oportunistas e as greves".

  • troca de posição

    “Ela explicou que ia  congelar e cozinhar

    sempre que tiver conjunção coordenada aditiva, substituir por outra parecida.

    fica

    Ela explicou que ia  congelar como também cozinhar

    logica

    quem congela a comida para cozinhar?

  • Não tem como congelar o alimento sem antes cozinha-lo.