SóProvas


ID
2740540
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conflito é um aspecto inerente a qualquer organização, tendo sido interpretado e gerido segundo variadas abordagens.


Em relação à abordagem tradicional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Visão tradicional: todo conflito é danoso e deve ser evitado.

    Visão das relações humanas: conflito é natural e inevitável nos grupos.

    Visão interacionalista: o conflito não é apenas uma força positiva em um grupo, como também absolutamente necessário para um desempenho eficaz.

     

     

     

    Aulas de Gestão de Pessoas do EVP - Prof.ª Cristiana Duran

  • Gabarito D

    Visão inteacionalista: Adota uma postura de incentivo ao conflito, compreendendoo como positivo para desempenho organizacional. 

    Visão das relações humanas: Apresenta uma relação weberiana com o conflito, colocando o conflito na posição de um procedimento a ser realizado. 

    Visão tradicionalista: Parte do princípio de que qualquer conflito é prejudicial para a organização, enfatizando a necessidade de evitá-lo. 

     

  • Complementando os excelentes cometários:

     Tradicional: 1930 a 1940

     Ralações Humanas: 1940 a 1970

     Interacionista: a partir de 1970 

     

    Fonte: Livro da Andreia Ribas 

  • letra D

     

     

    Em relação à abordagem tradicional, na época o conflito era visto como algo ruim. (EVITADO)

  • Assim como evoluiu a administração, evoluiu também o conceito de conflitos e, consequentemente, a forma de lidar com eles.

    -----

    Na administração clássica, o conflito era visto como algo ruim para a organização. Por isso, devia ser evitado e dissipado imediatamente. Essa é a visão TRADICIONAL dos conflitos.

     

    Com a teoria das relações humanas, o homem, antes considerado apenas mão de obra assentimental, passa a ser visto como um colaborador, alguém que tem sentimentos e desejos pessoais. Há maior destaque para as relações interpessoais. Percebe-se que a empresa cresce em produção de acordo com as relações interpessoais e não de acordo com as condições físicas do ambiente.

     

    Com isso, mais atenção é dada às pessoas e aos grupos, e o conflito é compreendido sob outra ótica. Ele nem sempre é danoso. Às vezes pode gerar bons frutos. Essa é a visão do conflito na abordagem das RELAÇÕES HUMANAS. Nessa abordagem, o conflito não é rejeitado. Ele é aceito e compreendido como algo natural das relações interpessoais.

     

    Por fim, mais atualmente, na administração moderna, o conflito passa a ser visto como algo que não somente deve ser aceito, mas que deve ser, inclusive, estimulado. As equipes sem conflitos tornam-se estáticas. Elas necessitam de doses mínimas de conflito para continuarem crescendo em desenvolvimento e criatividade. Essa é a visão INTERACIONISTA do conflito.

     

    OBS: o conflito produtivo é aquele conflito que diz respeito à TAREFA e aos PROCESSOS de trabalho. O conflito de relacionamento/interpessoal é compreendido como complexo e, na maioria das vezes, danoso.

     

    -----
    Thiago

  • ABORDAGENS DE CONCEITUAÇÃO DE CONFLITO.


    ● Tradicional - A abordagem mais antiga parte do princípio de que todo conflito é ruim. O conflito é danoso e deve ser evitado.

    ● Relações humanas - Com o surgimento da Escola de Relações Humanas, nos anos 1950, o conflito passou a ser percebido como uma consequência natural nos grupos e nas organizações, à semelhança da cooperação, da competição e da adaptação.

    ● Interacionista - Enquanto a abordagem de relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Os líderes de grupo devem manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo. Assim, na visão interacionista, há a convicção de que o conflito é não apenas uma força positiva em um grupo, como também necessário, para que seu desempenho seja eficaz.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Tradicional

    Década de 1930 a 1940

    A abordagem mais antiga parte do princípio de que todo conflito é ruim. O conflito é danoso e deve ser evitado.


    Relações humanas

    Década de 1940 até meados de 1970

    A conceituação de relações humanas argumenta que o conflito é uma ocorrência natural nos grupos e organizações. Por ser inevitável, esta escola defende a aceitação dele. O conflito não pode ser eliminado e pode até ser benéfico, mas, de qualquer forma, ainda deve ser evitado, quando possível.


    Interacionista

    A partir da década de 1970

    Enquanto a abordagem de relações humanas aceita o conflito, a visão interacionista o encoraja, no sentido de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação. Os líderes de grupo devem manter constantemente um nível mínimo de conflito – o suficiente para fazer com que o grupo continue viável, autocrítico e criativo.


  • Na visão tradicional  o conflito deveria ser evitado. 

    PONTO FINAL 

  • Gabarito D.

    Abordagem tradicional - Parte do princípio que todo conflito é prejudicial para a organização.

  • GABARITO - d) Parte do princípio de que qualquer conflito é prejudicial para a organização, enfatizando a necessidade de evitá-lo. 

     

    MUDANÇAS NAS VISÕES SOBRE OS CONFLITOS

     

    Visão tradicional

    ·      Percebia o conflito como algo naturalmente ruim, como um problema no funcionamento da instituição. Principio que qualquer conflito e prejudicial a organização, nessa visão deve ser evitado, o conflito era associado com termos como violência, destruição e irracionalidade.

     

    Visão das relações humanas

    ·      Percebia o conflito como um fato natural da vida, algo inevitável e que deveria ser aceito. Seus proponentes diziam que o conflito poderia até ser algo positivo em certas situações.

     

    Visão interacionista

    ·      Ela vê o conflito como algo que deveria ser aceito, até encorajado, pois seria necessário para que o desempenho do grupo seja positivo e inovador. A principal contribuição dessa visão foi a noção de que algum nível de conflitos deve ser encorajado e que precisamos analisar antes o conflito para sabermos se ele é positivo ou negativo.

     

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!  Seja forte e corajoso!

  • LETRA D

    TIPOS DE ABORDAGEM DE CONFLITOS

    TRADICIONAL: O CONFLITO É SEMPRE PREJUDICIAL;

    RELAÇÕES HUMANAS: O CONFLITO É NATURAL E PODE TRAZER BENEFÍCIOS

    INTERACIONISTA: O CONFLITO É POSITIVO E NECESSÁRIO

  • Escola:

    -> Tradicional: o conflito é sempre prejudicial;

    -> Relações Hum.: o conflito é inerente a interação entre as pessoas, sendo positivo ou negativo;

    -> Contingencial: o conflito é necessário para o desempenho eficaz dos grupos, caso não existam devem ser estimulados.

  • TIPOS DE ABORDAGEM DE CONFLITOS

    TRADICIONAL: O CONFLITO É SEMPRE PREJUDICIAL;

    RELAÇÕES HUMANAS: O CONFLITO É NATURAL E PODE TRAZER BENEFÍCIOS

    INTERACIONISTA: O CONFLITO É POSITIVO E NECESSÁRIO

    Mas em situação de prova em que você talvez não saiba o tema, note que:

    A e E são iguais, logo se anulam

    B e C se anulam, trazem sinônimos

    Sobra a D

  • TIPOS DE ABORDAGEM DE CONFLITOS

    • TRADICIONAL: O CONFLITO É SEMPRE PREJUDICIAL;
    • RELAÇÕES HUMANAS: O CONFLITO É NATURAL E PODE TRAZER BENEFÍCIOS
    • INTERACIONISTA: O CONFLITO É POSITIVO E NECESSÁRIO

    Fonte: Valmir concurseiro do qconcursos.