SóProvas


ID
2740837
Banca
IBADE
Órgão
SEPLAG-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Crise dos Refugiados

(adaptação)

O mundo vive atualmente a mais grave crise de refugiados desde o fim da II Guerra Mundial, em 1945. São 65,6 milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar seus lares, fugindo de guerras, conflitos internos, perseguições políticas e violações de direitos humanos.

A maioria dos refugiados vem da África e do Oriente Médio. A Guerra da Síria é a maior responsável pelo crescimento neste atual fluxo. Desde 2011, o país enfrenta uma sangrenta guerra civil que parece longe de terminar. Estima-se que o conflito no país já matou mais de 250 mil pessoas e provocou o deslocamento de outras 5,5 milhões, o que corresponde a um quinto da população do país.

Depois dos sírios, os maiores grupos de migrantes, por nacionalidade, são formados por afegãos (2,5 milhões), Sudaneses do sul (1,4 milhão) e somalis (1 milhão). São países envolvidos em conflitos internos, que provocam fuga em massa de sua população.

O continente europeu recebeu mais de um milhão de refugiados em 2015 e outros 400 mil em 2016. As principais portas de entrada no continente são a Grécia e a Itália e, para chegar lá, muitos migrantes desafiam os mares revoltos do Mediterrâneo. A travessia é perigosa, feita em embarcações precárias, geralmente superlotadas. Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 5 mil deslocados morreram ou desapareceram durante as travessias no ano passado.

Para os que conseguem fazer a travessia e chegar ao próspero continente europeu, os problemas não terminam. O destino final dessa massa humana são os países menos afetados pela crise econômica que há anos ronda o Velho Continente, como Alemanha, Suécia e Áustria. Para chegar até lá, os migrantes precisam cruzar diversos países, onde nem sempre são bem recebidos. A resposta de muitos governos é carregada de racismo e xenofobia, com um discurso que defende medidas extremas, que vão de prisão à deportação dos migrantes.

Além das rotas pelo Mediterrâneo, vale ressaltar que uma parte reduzida dos migrantes chega por terra, atravessando a Turquia, muitas vezes a pé, até alcançar os territórios búlgaro ou grego.

Muitos países europeus barram a entrada de imigrantes ilegais sob a justificativa de que a maioria desses estrangeiros que chega à Europa são migrantes e não refugiados. Mas o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) contesta o argumento, afirmando que oito, em cada dez migrantes, provêm de países em conflito ou sob regime de exceção, como Síria, Afeganistão, Iraque e Eritreia.

Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/aumento-derefugiados-provoca-grave-crise-humanitaria-entenda/>

No trecho: “Depois dos sírios, os maiores grupos de MIGRANTES, por nacionalidade, [...]”, o termo destacado refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    Se vc for olhar de acordo com o texto dá a entender que é a letra "D", mas na verdade o que ele quer é o significado da palavra mesmo.

     

    Migrante:

    O que migra; o que muda de lugar, de região ou de país, de maneira periódica.

     

    Há diferenças entre "Migrante" e "Imigrante":

    Imigrante - Pessoa que habita e possui residência fixa (legal ou ilegal) num país estrangeiro: esse prêmio é uma homenagem a Jeseph Pulitzer, um imigrante húngaro de Budapeste.

     

    Fonte: Dicio

  • Putz! É a nova moda das bancas? Apresenta-se um texto relativamente extenso para uma prova de concurso, pedem a análise do significado da palavra de um período DESSE TEXTO. O candidato responde conforme o texto, porém erra em assim proceder.

    Resumindo: Se fosse o contrário, ou seja, se o candidato respondesse sem levar em consideração o texto, e o gabarito fosse outra assertiva, como ficaria a possibilidade de interpor um eventual recurso? Nessa questão o gabarito pode ser até mais de uma alternativa. Depende de como o examinador quer justificar.

     

    Obs.: Desculpem o desabafo!

     

  • Concordo com o Alex, a questão  não diz se é  de acordo c o texto ou se é além dele.

  • Acredito que se a questão quisesse de acordo com o texto ela deixaria explícita.

    Não estou tirando o mérito dos colegas que reclamam, mas peguei essa prova para fazer e numa outra questão ele pede (nas outras não pede), então dá para seguir a lógica do examinador conforme você vai fazendo. 

    Acertei justamente por isso, por ele não dizer "de acordo com o texto". Mas para quem pega a questão "solta", realmente, se torna maldade.

    Observem esta: Q913611

     

    Mas enfim, só explicando aqui como entendi.

    Bons estudos, povo. Próxima!

  • qualquer pessoa que muda de região ou país.

    Gab.: B

  • na minha opinião, temos que responder oque esta pedindo sobre o texto, pra que da o texto então para responder? errei essa questões, por responder pensando oque ele esta pedindo no texto.

  • complicado ,,,, ela saiu do contexto ....

  • GABARITO LETRA B.

    Não tem muito o que falar desse item.

    Qualquer pessoa que muda de região ou país é praticamente o conceito da palavra migrantes.

  • no final do texto esta escrito ...

    "Muitos países europeus barram a entrada de imigrantes ilegais sob a justificativa de que a maioria desses estrangeiros que chega à Europa são migrantes e não refugiados."


    ... dai ja se vê a diferença... e so ir associando ...


     A) refugiados políticos que são perseguidos. ( REFUGIADO)

    B) qualquer pessoa que muda de região ou país. MIGRANTE

    C) pessoas que pedem asilo político internacional. ( REFUGIADO)

    D) todos os indivíduos fugitivos de seus países. ( REFUGIADO)

    E) seres humanos que precisam se esconder. ( REFUGIADO)

  • Imigrante- entra no País

     

    Emigrante- sai do País