-
Gabarito: letra E.
a) obrigações patronais (MODIFICATIVO DIMINUTIVO) e juros sobre a dívida por contrato (MODIFICATIVO DIMINUTIVO).
b) locação de imóveis (MODIFICATIVO DIMINUTIVO) e encargos sobre operações de crédito por antecipação da receita (MODIFICATIVO DIMINUTIVO).
c) seguro desemprego (MODIFICATIVO DIMINUTIVO) e serviços de consultoria (MODIFICATIVO DIMINUTIVO).
d) aquisição de veículos (PERMUTATIVO) e material de informática (PERMUTATIVO).
e) conservação de imóveis (MODIFICATIVO DIMINUTIVO) e amortização da dívida de longo prazo (PERMUTATIVO).
-
Boa tarde
Questao que pode ser tanto de AFO quanto de Publica.
Obrigado pela colaboração
Bons es
-
Vamos relembrar o conceito de fato contábil modificativo e permutativo:
Ou seja, para resolvermos essa questão, precisamos analisar as alternativas de modo a identificar aquela cujo primeiro fato diminua o patrimônio líquido (fato modificativo diminutivo) e o segundo não o altere (fato contábil permutativo).
A alternativa A) está errada. O primeiro fato realmente é modificativo diminutivo, uma vez que há apenas saída de dinheiro (diminuição do ativo, e consequentemente do patrimônio líquido). No entanto, o segundo fato também é modificativo diminutivo pela mesma razão.
A alternativa B) está errada, pois ambos são fatos modificativos diminutivos, pelo mesmo motivo elencado na alternativa a), ou seja, há apenas saída de dinheiro (diminuição do ativo, sem redução correspondente no passivo, e consequentemente redução do patrimônio líquido).
A alternativa C) está errada, pois ambos são fatos modificativos diminutivos, pelos mesmos motivos elencados nas alternativas a) e b).
A alternativa D) está errada, pois ambos são fatos permutativos, tendo em vista que há uma troca de ativos, isto é, uma saída de dinheiro e uma entrada de bens (veículos e material de informática).
A alternativa E) está certa. O primeiro fato é modificativo diminutivo, haja vista houve apenas a saída de dinheiro (a prestação do serviço de manutenção não enseja registro contábil como ativo). Enquanto isso, o segundo é um fato permutativo, uma vez que há saída de recursos (diminuição do ativo) e quitação parcial ou total de uma obrigação (diminuição de passivo), no mesmo montante, não alterando o patrimônio líquido.
Gabarito: LETRA E
-
Para fins contábeis, a despesa orçamentária pode ser classificada quanto ao impacto na situação patrimonial líquida em:
a. Despesa Orçamentária Efetiva - aquela que, no momento de sua realização, reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo diminutivo.
b. Despesa Orçamentária Não Efetiva –aquela que, no momento da sua realização, não reduz a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil permutativo.
Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente. Entretanto, pode haver despesa corrente não efetiva como, por exemplo, a despesa com a aquisição de materiais para estoque e a despesa com adiantamentos, que representam fatos permutativos.
A despesa não efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital. Entretanto, há despesa de capital que é efetiva como, por exemplo, as transferências de capital, que causam variação patrimonial diminutiva e, por isso, classificam-se como despesa efetiva.
fonte: mcasp 8 ed
abraços