-
GABARITO D
3. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. No caso da maioria das estruturas conceituais para fins gerais, essa opinião expressa se as demonstrações contábeis estão apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas relevantes capacita o auditor a formar essa opinião.
Fonte: NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente
-
RESOLUÇÃO: Vimos que as normas de Auditoria Independente se dividem em normas professionais e técnicas. Segundo a NBC TA 200, norma técnica de auditoria independente, o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
-
Para não mais errar:
NBC TA - NORMAS BRASILEIRA TÉCNICAS AUDITOR INDEPENDENTE
NBC PA - NORMAS BRASILEIRA PROFISSIONAIS AUDITOR INDEPENDENTE (ALTERNATIVA)
NBC TI - NORMAS BRASILEIRA TÉCNICAS AUDITOR INTERNO
NBC PI - NORMAS BRASILEIRA PROFISSIONAIS AUDITOR INTERNO
Fonte: Alguma resposta no QConcursos
-
Coloquei esta questão aqui para demonstrar que o conceito de auditoria independente no setor privado é diferente do conceito da INTOSAI ou do IIA (neste concurso, foi solicitado tanto auditoria privada quanto pública).
Para a INTOSAI, auditoria é:
A auditoria do setor público pode ser descrita como um processo sistemático de obter e avaliar objetivamente evidências para determinar se as informações ou as condições reais de um objeto estão de acordo com critérios aplicáveis.
Já para o IIA, auditoria é:
Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia a organização a atingir seus objetivos a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
Esta questão não utiliza nem o conceito da INTOSAI nem o conceito do IIA. Ela utiliza o conceito de auditoria independente do setor privado, que é: ‘expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro”.
Este conceito está expresso na norma utilizada pelo setor privado, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, a NBC TA (Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria Independente).
Portanto, o correto é a alternativa D.
De qualquer forma, no setor público, nós também temos auditoria financeira, que é parecida com a auditoria independente do setor privado. Mas veremos isso em outra aula. Para esta, basta sabermos que o conceito de auditoria independente no setor privado é fortemente ligado às demonstrações contábeis, enquanto que os conceitos da INTOSAI são mais abrangentes (até porque incluem auditoria de conformidade e operacional) e os do IIA possuem maior caráter gerencial (agregar valor e melhorar as operações).
Resposta: D
-
por que não e a C ?
-
GAB: LETRA D
Complementando!
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,
O enunciado traz o objetivo geral da Auditoria das Demonstrações Contábeis (OU AUDITORIA INDEPENDENTE, OU AINDA AUDITORIA EXTERNA), em conformidade com o que prevê a NBC TA 200 (R1).
===
(CESPE – Analista Judiciário (TRE TO)/Contabilidade/ Administrativa – 2017) Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, são: Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em parte dos aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. E apresentar relatório sobre as fraudes e erros relevantes, e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constatações do auditor.
- ➱ (FALTOU “independentemente se causadas por fraude ou erro”)
- ➱ TODOS OS aspectos relevantes, em conformidade…
- ➱ DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, e comunicar-se ...