Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identi?car ameaças que possam comprometer a sua independência, o auditor deve tomar a seguinte providência:
Visando manter a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, ao identi?car ameaças que possam comprometer a sua independência, o auditor deve tomar a seguinte providência:
De acordo com a Instrução Normativa n.º 1-SFC/2001, técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para a conclusão dos trabalhos. Acerca das técnicas e procedimentos de auditoria, julgue o item a seguir.
O auditor dispõe de dois tipos diferentes de circularização: aparente e oculta.
Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta o objetivo geral do auditor ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis.
Conforme a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.311/10, é correto afirmar que em uma auditoria de revisão das demonstrações contábeis o Auditor necessita:
De acordo com a Norma de Auditoria a respeito da independência do profissional de auditoria, aprovada pela Resolução CFC nº 1.311/10, é correto afirmar que o Auditor necessitamanter:
De acordo com a Norma de Auditoria aprovada pela Resolução CFC nº 1.203/09, para obter segurança razoável, o Auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para:
Qual das seguintes opções está de acordo com as normas de auditoria?
A independência do auditor externo da empresa Aquisição S.A. é comprometida pelas situações:
I. A empresa Aquisição S.A. comprou a empresa Ágile S.A.. A firma de auditoria da adquirente é a mesma que realizou os trabalhos de due dilligence da empresa Aquisição S.A. e de consultoria tributária no ano da aquisição para a empresa Ágile.
II. O diretor financeiro da empresa Ágile S.A é primo em segundo grau do diretor presidente da empresa Aquisição S.A.
III. A firma de auditoria indica escritórios de advocacia para a empresa Aquisição S.A. em suas contingências tributárias.
Afeta a independência do auditor externo o que consta em
A Revisão do Controle de Qualidade do Trabalho é desenhada para fornecer uma avaliação objetiva, na data, ou antes da data, do relatório, dos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e das conclusões a que se chegou durante a elaboração do relatório. Essa revisão deve ser feita
O auditor externo, ao realizar seu trabalho na empresa Expansão S.A., identificou vários pontos com não conformidades nos controles internos. Com relação a esses pontos, deve o auditor
São requisitos para o registro de uma pessoa física como auditor independente, EXCETO:
Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.
Caso as demonstrações contábeis analisadas não atinjam uma apresentação adequada, o auditor deverá, juntamente com a administração da entidade auditada, determinar as correções a serem efetuadas.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de conceitos básicos de
auditoria e asseguração.
O auditor independente deve recorrer a um especialista quando verificar que não possui habilidade e conhecimento adequados em relação ao objeto e aos critérios do contrato, para determinar que foram obtidas evidências adequadas e suficientes.
Acerca do reflexo da auditoria independente e da auditoria interna na divulgação e elaboração das demonstrações contábeis, respectivamente, julgue os itens subseqüentes.
A educação profissional continuada do auditor independente tem como objetivo principal manter o auditor atualizado, além de expandir os conhecimentos necessários ao exercício de sua profissão. Dessa forma, a credibilidade do auditor tende a aumentar juntamente com a sua capacitação técnico- profissional.
No que se refere ao campo de atuação e ao perfil do auditor independente de empresas, julgue os itens que se seguem.
O grau de prudência e de zelo do auditor poderá ser comprovado quando ele avalia e documenta a obtenção de conhecimento preliminar da atividade da entidade auditada, após levantamento junto à administração, da estrutura organizacional, da complexidade das operações e do grau de exigência requerido para a realização do trabalho de auditoria, de modo a avaliar se está capacitado ou não a assumir a responsabilidade pelo trabalho que será efetuado.
Em conformidade com as normas de auditoria, para que um auditor seja considerado experiente, deve demonstrar que tem experiência prática de auditoria e conhecimento razoável de:
De acordo com a NBC TA 200, evidências de auditoria são:
Segundo as normas de auditoria (NBC TA 550), a forma mais confiável para se obter evidências de auditoria para um auditor independente, que emitirá um relatório de auditoria sobre as demonstrações financeiras da Entidade, é a
O auditor está sujeito às exigências éticas e deve sempre estar alerta, por exemplo, à condição que possa indicar fraude, como informações que coloquem em dúvida a confiabilidade de documentos e respostas. Esse estado é denominado
De acordo com a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em Relação à Fraude no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. É objetivo do auditor identificar e avaliar os riscos de distorção relevantes nas demonstrações contábeis decorrentes de fraudes.
II. É objetivo do auditor obter evidências de auditoria suficientes e apropriadas sobre os riscos identificados de distorção relevante decorrente de fraude, por meio da definição e implantação de respostas apropriadas.
III. É objetivo do auditor responder adequadamente face à fraude ou à suspeita de fraudes identificada durante a auditoria.
Estão certos os itens:
A auditoria de demonstrações contábeis é executada por um auditor. Esse, ao verificar as demonstrações contábeis de uma empresa, deve considerar que, EXCETO:
De acordo com a NBC TA 200, o _______________ é a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção, devido a erro ou fraude, e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.
A alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima é:
No caso de o trabalho de auditoria ser de interesse público e, portanto, exigido pelo Código de Ética Profissional do Contabilista e pelas normas profissionais do CFC, exige-se que o auditor seja independente da entidade sujeita à auditoria.
Segundo a NBC TA 200, Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, a independência aprimora a capacidade do auditor de atuar com
Em relação à responsabilidade do auditor em casos de fraudes, assinale a afirmativa correta.
O reconhecimento pelo auditor de que existem circunstâncias que podem causar distorção relevante nas demonstrações contábeis revela o requisito ético relacionado à auditoria de demonstrações contábeis, denominado
Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da auditoria independente.
Segundo as normas de auditoria, que trata dos objetivos gerais do auditor independente,
Dadas as afirmações que seguem,
I. O auditor independente não pode ser pessoa jurídica.
II. A opinião do auditor tem o propósito de aumentar o grau de confiança dos usuários das demonstrações contábeis objeto da auditoria.
III. A auditoria externa tem menor independência do que a interna para realização de seus trabalhos.
Não está correto o que se afirma em
O objetivo a ser alcançado pelo auditor externo no momento da conclusão da auditoria é
O objetivo de uma auditoria das demonstrações contábeis de uma empresa é permitir ao auditor independente
De acordo com a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, o auditor deve planejar e executar a auditoria
Com relação a elaboração, divulgação, auditoria de relatórios contábil-financeiros e trabalhos de auditoria independente em geral, julgue o item que se segue.
O conjunto de responsabilidades às quais está obrigado o auditor independente é aquele contido nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TAs).
Com relação a elaboração, divulgação, auditoria de relatórios contábil-financeiros e trabalhos de auditoria independente em geral, julgue o item que se segue.
Uma auditoria independente é feita com base na premissa de que a administração da entidade auditada é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis segundo a estrutura de relatório financeiro aplicável.
De acordo com as normas profissionais de auditoria, a independência pode ser afetada por alguns tipos de ameaças. A ameaça de familiaridade ocorre quando o auditor
É responsabilidade do auditor
O auditor deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis, e este exercício baseia-se nos fatos e nas circunstâncias conhecidos. Portanto, o julgamento profissional é necessário às decisões sobre
O auditor, após aceitar o trabalho, toma conhecimento que a administração impôs uma limitação ao alcance da auditoria, o que resultará na necessidade de uma opinião com ressalva ou abstenção em expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis. Neste caso, considerando a Resolução do CFC n. 1.232/2009, como, inicialmente, o auditor deve proceder?
As normas de auditoria representam as condições necessárias a serem observadas pelos auditores externos no desenvolvimento do serviço de auditoria. Das opções abaixo, assinale a que pertence às normas relativas à pessoa do Auditor.
Um analista de sistemas alterou uma informação sobre o faturamento de uma empresa diretamente nos bancos de dados, sem o uso do sistema de informação que deveria utilizar. Apesar de não ser essa a intenção do analista, a alteração gerou distorção nos registros da empresa em relação a sua realidade fiscal. Referente ao ato do analista e a responsabilidade do auditor independente das demonstrações contábeis que identificou a situação, é correto afirmar que
Além da independência, o sigilo profissional se constitui em um dos pilares de sustentação da atividade de auditoria. Entre as relações abaixo, indique aquela que não consta na NBC P1, do Conselho Federal de Contabilidade, como obrigatória de guarda de sigilo por parte do auditor.
As Normas de Auditoria Independente definem que o auditor deve obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas. Observe as seguintes afirmações acerca das Normas de Auditoria Independente.
I. O conjunto das informações apresentadas pelas demonstrações contábeis é condizente com o conhecimento do auditor sobre os negócios e as práticas operacionais da entidade, bem como, há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes para uma adequada apresentação das demostrações contábeis.
II. As demonstrações contábeis atendem aos principais requisitos legais, regulamentares e societários.
III. As demonstrações contábeis devem ser preparadas de acordo com o USGAAP e condizentes com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Ameaças podem ser criadas por ampla gama de relações e circunstâncias. Quando um relacionamento ou circunstância cria uma ameaça, essa ameaça pode comprometer o cumprimento dos princípios éticos por parte do profissional de auditoria. Uma circunstância ou relacionamento pode criar mais de uma ameaça, e uma ameaça pode afetar o cumprimento de mais de um princípio ético. As ameaças se enquadram em pelo menos uma das categorias a seguir, exceto:
Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue o item subsecutivo.
É licita e aceitável a realização de trabalhos por auditores independentes que não estejam em conformidade com as Normas Brasileiras
de Contabilidade – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração (NBC – TA).
Julgue o item subsecutivo , referente ao principal grupo de usuários das demonstrações contábeis bem como às responsabilidades a elas relacionadas.
Julgue o próximo item, acerca das normas técnicas de auditoria.
A determinação do escopo do trabalho constitui um dos pontos
essenciais a serem obrigatoriamente documentados nos papéis
de trabalho do auditor, que deve observar o conceito de
materialidade quanto aos procedimentos e à relevância da
informação, além de ter senso crítico e julgamento para
direcionar o seu trabalho.
Conforme a Resolução CFC nº. 1.203/09, que aprovou a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, os objetivos gerais do auditor são:
Em relação aos procedimentos de Auditoria de Demonstrações Contábeis, assinale a alternativa correta.
A NBC TA 200 (Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria), em seu item A15, lista os princípios fundamentais de ética profissional que devem ser observados pelo auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis. Com base no exposto, considere os seguintes itens:
1. Competência e zelo profissional.
2. Confidencialidade das informações.
3. Integridade dos trabalhos executados.
4. Comportamento (ou conduta) profissional.
São princípios fundamentais de ética profissional que devem ser observados pelo auditor:
Dentre os padrões de conduta próprios de sua função, aquele que implica a obrigatoriedade do auditor de não revelar, em nenhuma hipótese, salvo as contempladas como exceções, as informações que obteve e de que tem conhecimento em função de seu trabalho na entidade auditada denomina-se
Normas de auditoria: gerais e relativas à execução do trabalho. Em relação à profissão de auditor independente assinale a alternativa incorreta:
1 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve enviar até o dia 30 de junho de cada ano ao Conselho Regional Contabilidade, as informações sobre seu pessoal técnico (inclusive categoria, área de atuação e posição hierárquica), sobre seus clientes, inclusive os que pagaram honorários cujo valor foi mais de 10% do seu faturamento anual e de clientes que lhe pagaram honorários decorrentes de outros serviços de auditoria, cuja média ultrapassou a média dos últimos 3 anos.
2 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve disponibilizar ao CRC todas as informações necessárias à fiscalização da auditoria independente dentro do prazo de 30 dias.
3 - Conforme a NBC PA 13 (R1) para exercer a
profissão de auditor independente, o contador,
devidamente habilitado junto ao CRC, deve se
submeter ao Exame de Qualificação Técnica,
para ter seu registro junto ao Cadastro
Nacional de Auditores Independentes (CNAI),
que é composto de 3 provas, sendo elas:
prova de qualificação técnica geral para os
auditores que pretendem atuar em auditoria de
instituições reguladas pela CVM; prova
específica para aqueles auditores que querem
atuar em auditoria em instituições autorizadas
a funcionar pelo BCB; e prova específica para
os auditores que pretendem atuar em
sociedades supervisionadas pela SUSEP.
4 - Conforme a NBC PG 12 todos os auditores independentes e contadores de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente são obrigados comprovar junto ao Conselho Regional de Contabilidade, até o dia 31 de janeiro, 40 pontos de educação profissional continuada. Pelo menos 30% pontos devem ter sido destinados à aquisição de conhecimento e o restante pode ser pela atuação como docente, como participante em atividades acadêmicas voltadas à área contábil e produção intelectual. Os documentos comprobatórios devem ser guardados por 5 anos. Até o dia 30 de abril o CRC disponibiliza pela internet a certidão de cumprimento ou não cumprimento da referida obrigatoriedade.
5 - Conforme a NBC TA 200, o planejamento adequado pode reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. O planejamento de auditoria compreende o levantamento de dados e informações em relação à empresa auditoria, e o programa de trabalho. No programa de trabalho o auditor deve descrever o objetivo da auditoria, a abrangência do trabalho e os procedimentos de auditoria. A função do planejamento é servir de guia para o auditor, portanto uma vez estabelecidos os procedimentos estes poderão ser alterados no decorrer do processo de auditoria.
Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, jugue o item a seguir.
A infringência a leis e regulamentos, detectada pelo auditor e
não corrigida ou comunicada pela organização prestadora de
serviços, e passível de afetar entidades usuárias, não autoriza
o auditor a comunicar os fatos aos órgãos reguladores ou
fiscalizadores.
Quanto à auditoria, analise as afirmativas a seguir.
I. A auditoria interna apresenta, como um de seus objetivos,
avaliar a necessidade de novas normas internas ou de
modificação das já existentes.
II. O controle interno não apresenta limitações ou restrições
para a execução de suas atividades por fazer parte do corpo
funcional do próprio órgão controlado.
III. Mesmo que a entidade tenha um excelente controle interno,
o auditor independente deve executar procedimentos
mínimos de auditoria.
Assinale:
O(s) objetivo(s) da auditoria das demonstrações contábeis constante na NBC TA 200 é
(são):
I - obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção
relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em
conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável
II - apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs,
em conformidade com as constatações do auditor.
III - aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
Assinale a alternativa que apontas a(s) assertiva(s) correta(s).
Em relação à NBC TA 200, o seguinte termo possui significado INCORRETO.
De acordo com a Resolução CFC n° 1.231/2009, o auditor deve avaliar se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os requisitos da estrutura de relatório financeiro aplicável. Essa avaliação deve incluir a consideração dos aspectos
Ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, o Auditor Interno deve obter segurança de que essas demonstrações, como um todo, estão livres de distorção relevante, possibilitando que expresse sua opinião, principalmente se as demonstrações foram elaboradas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável. Para esse tipo de problema, a NBC TA 200 orienta que o auditor busque, inicialmente, uma segurança
Durante os trabalhos de auditoria, o auditor deve reduzir os riscos de ignorar circunstâncias não usuais e extrair conclusões baseadas nas evidências de auditoria. Esses objetivos podem ser alcançados, respectivamente, por meio
No que se refere às normas profissionais relativas ao auditor independente, assinale a alternativa correta.
Sobre a Responsabilidade do Auditor, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( )O auditor é responsável pela elaboração de um programa de auditoria que detecta fraudes ou erros materiais que possam afetar o patrimônio da entidade auditada.
( )O auditor é responsável por manter um ceticismo profissional que o possibilite, no exercício de suas atividades, identificar, inclusive, fraudes ocorridas na entidade auditada.
( )O auditor deve fazer indagações à administração e a outros responsáveis pela entidade, de forma apropriada, para determinar se têm conhecimentos de ocorrência, indícios ou suspeitas de fraudes que afetem a entidade.
( )O auditor tem como objetivos identificar e avaliar os riscos de fraude; obter evidências suficientes sobre riscos identificados de distorção, decorrente de fraude, e responder adequadamente face a fraude ou a suspeita de fraude.
( ) O risco de o auditor identificar uma fraude, realizada pela alta administração da entidade auditada, é maior do que o de identificar uma fraude realizada por um funcionário, em decorrência do poder de manipulação, da omissão dos registros contábeis e/ou controles internos.
A sequência correta é
Sobre o exercício da função do auditor, analise as afirmativas abaixo.
I. Para o exercício da função de auditor independente há diversos requisitos morais a serem observados, que são de fundamental significação, dado o caráter de interesses econômicos e financeiros da coletividade.
II. A função do auditor, por compreender fiscalização e julgamento de atos de terceiros, envolve delicados problemas de relações humanas, que exigem um comportamento educado e compreensivo.
III. Qualquer que seja o fim a que se destina a auditoria, o auditor deve sempre agir com a mesma isenção de ânimo, imparcialidade e independência técnica e funcional, com o objetivo exclusivo de apurar a verdade, zelando pelo direito dos proprietários do patrimônio (acionistas ou outros investidores) e de terceiros com ele relacionados (fisco, fornecedores, bancos, financiadores e demais credores da empresa).
IV. O auditor pode obter clientes através de propaganda comercial, de autoelogios, de oferecimento de baixos honorários, de pagamento de comissão por agenciamento de serviços ou de qualquer outra forma de exercer influência sobre o cliente.
V. A boa qualidade do trabalho executado pelo auditor tem também seus fundamentos éticos, pois a ineficiência ou a negligência do auditor poderão trazer prejuízos morais e materiais a muitas pessoas e entidades envolvidas com a matéria examinada.
VI. Para o auditor, o sigilo profissional assume papel extremamente importante, desde que ao auditor são confiados todos os segredos da empresa, aos quais podem estar ligados os interesses de muitas pessoas.
Estão corretas somente as afirmativas
Acerca dos objetivos da auditoria de demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir, com base nas normas brasileiras de contabilidade.
A credibilidade das demonstrações contábeis é reforçada pelo
auditor independente quando este manifesta opinião de que tais
demonstrações foram elaboradas, em todos os aspectos
relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório
financeiro aplicável.
De acordo com o que estabelece a NBC TA 200 - Objetivos Gerais do Auditor Independente Auditoria de Demonstrações Contábeis e a Condução da Auditoria, julgue os itens abaixo, como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários, mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
II. As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança. A auditoria das demonstrações contábeis não exime dessas responsabilidades a administração ou os responsáveis pela governança.
III. O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria; e na avaliação do efeito de distorções identificadas sobre a auditoria, e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis.
A sequência CORRETA é:
Marque a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir.
Os assuntos que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente representam ____________________ e devem ser ____________________.
Uma empresa de auditoria independente é chamada para trabalhar em uma sociedade empresária.
Ao averiguar se existem as condições prévias para um trabalho de auditoria, a administração da sociedade empresária impõe uma limitação no alcance do trabalho do auditor, de modo que este entende que a limitação resultará na emissão de um relatório com abstenção de opinião sobre as demonstrações contábeis.
Com base no caso apresentado, assinale a opção que indica o posicionamento correto do auditor independente.
Julgue o item a seguir, relativo aos trabalhos de auditoria e perícia.
A necessária independência do auditor independente em
relação ao cliente auditado impõe preocupações quanto
ao tamanho relativo dos honorários acordados ou eventuais
presentes de valor significativo recebidos do cliente,
exigindo a adoção de salvaguardas.
São motivos que podem ensejar a suspeição do perito do juízo:
I. ser devedor, mesmo que ainda não esteja em mora, a uma das partes.
II. motivo íntimo.
III. ter aconselhado parte envolvida, ainda que acerca de objeto diverso do posto em discussão no litígio.
IV. ser herdeiro presuntivo do cônjuge de uma das partes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Neste trabalho estabeleceu-se uma proposta de um prazo “ótimo" para o regime de rodízio mandatório de firmas de auditoria no Brasil. Esta é uma questão de especial interesse para reguladores de mercado, dada a escassez de estudos nessa linha, além de ter impactos sobre toda discussão acerca da adoção da regra (...).
Através da aplicação empírica de um modelo que incorpora os principais pressupostos acerca do impacto do tempo de relacionamento auditor-auditado (tenure) na qualidade de auditoria, estimou-se que o prazo “ótimo" para o rodízio de firmas de auditoria no Brasil é 5,7 anos (...).
ALMEIDA, Patrícia Romualdo de; CARVALHO, Luis Nelson Guedes de; BRAUNBECK, Guilhermo Oscar. Um Prazo Ótimo para Rodízio de Firmas de Auditoria no Brasil. In: XVIII Usp International Conference in Accounting, 2018, São Paulo. Anais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. Disponível: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2018/apresentacao.html. Acesso: 20/03/2019. Com adaptações.)
A regulação posta pela NBC PA 01 - Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes
Leia as afirmativas a seguir:
I. É vedado ao auditor praticar, no exercício da profissão, ato definido como crime ou contravenção.
II. Glosa de despesas é o ato de recusa, parcial ou total, de uma despesa.
III. O projeto executivo é um elemento importante em licitações para a execução de obras.
Marque a alternativa CORRETA: