a) Estes horizontes (A, O e H) são superficiais:
Horizonte O: é o horizonte orgânico formado a partir da decomposição de materiais orgânicos
Horizonte H: horizonte ou camada orgânica, superficial ou não: acumulação de resíduos vegetais depositados sob condições de baixa aeração e saturação de água;
Horizonte A: é o horizonte mineralógico que, como o nome indica, é composto por compostos minerais oriundos da rocha mãe e também de outras áreas. Geralmente, essa camada apresenta uma boa quantidade de material orgânico decomposto.
b) Horizontes subsuperficiais são aquele que sofrem menor influência de práticas de manejo do solo, os tipos mais comuns são: Horizonte B, Horizonte C e Horizonte R.
Gabarito c) No Sistema Brasileiro de Classificação de Solos as ordens foram separadas pela presença ou ausência de atributos, horizontes diagnósticos ou propriedades que são características passíveis de serem identificadas no campo. Horizonte Diagnóstico: Corresponde a uma seção do solo que apresenta determinados atributos para fins de classificação do solo.Devido ao fato de as manifestações antrópicas serem menos acentuadas em profundidade, os pedólogos utilizam na diagnose das classes de solos os horizontes de subsuperfície, com algumas exceções.
d) O horizonte A humico apresenta teor de carbono menor do que o A hístico. "Para se determinar um horizonte A húmico, a espessura mínima é a mesma exigida para o horizonte A chernozêmico, o teor de carbono orgânico não deve exceder o limite mínimo do horizonte hístico".
e) Eles diferem em teores de Argila e não Silte!
Horizonte B nítico: Horizonte de textura argilosa ou muito argilosa, sem ou com pequeno incremento no conteúdo de argila do A para o B.
Horizonte B Textural: O conteúdo de argila no B textural é sempre maior do que no A.