SóProvas


ID
2742148
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Situação hipotética: Valdomiro Cervantes, proprietário de uma farmácia de manipulação, possui seu imóvel comercial situado no Centro de Florianópolis e mantém todas as suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas em consonância com as disposições legais. Ocorre que, em um determinado dia, Valdomiro é surpreendido com a notícia de que uma lei municipal promulgada e publicada em maio de 2018 trazia novas regras sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O referido tributo era pago por Valdomiro sempre no prazo legal definido para outubro do ano subsequente àquele em que se configurou o fato gerador, porém, a norma publicada em maio do corrente ano previu que o IPTU deveria ser pago em agosto de cada ano. Indignado com as novas regras e preocupado por não ter se planejado para efetuar tal gasto no mês de agosto, Valdomiro constitui um advogado como seu procurador para ajuizar ação em face da Fazenda Pública municipal em defesa de seus direitos fundamentais enquanto contribuinte e cidadão probo que é. Diversos foram os argumentos ponderados em sua inicial, cujo pedido final era pelo julgamento da procedência de sua ação no sentido de ser declarada a violação a princípios tributários e direitos fundamentais, bem como a não incidência das novas regras no exercício financeiro de 2018.


Considerando a situação hipotética narrada, o ordenamento jurídico pátrio e o entendimento dominante na jurisprudência, a decisão adotada no juízo competente deve ser no sentido da:

Alternativas
Comentários
  • Ja é automático pensarmos que qualquer modificação já viola o principio da anterioridade!

  • Súmula Vinculante 50

    Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária não se sujeita ao princípio da anterioridade.

  • Excessões à anterioridade

    II, IE, IOF, IPI, IEG,

    Empr. Compulsórios

    Combustíveis (ICMS e CIDE)

    Contr. Sociais

    Atualização Monetária

    Alteração do Prazo de Recolhimento

    Redução ou Extinção de Desconto

    Diminuição da Carga Tributária

    Gabarito B. Improcede a ação.

  • podia resumir o enunciado kkkk
  • O enunciado foi feito para confundir mesmo. Nos leva a pensar que existe majoração da cobrança para o mesmo exercício fiscal. Mas no caso em tela, houve apenas a alteração da data para o pagamento do IPTU, não violando assim nenhuma anterioridade.