SóProvas


ID
2742409
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Várias organizações humanitárias alertaram nesta segunda-feira (05.02.2018) os países que recebem refugiados sírios no Oriente Médio e no Ocidente contra o retorno forçado destes à Síria. As ONGs lamentaram em um relatório uma tendência alarmante a favor das expulsões. De acordo com o mesmo informe, um número três vezes superior de sírios foram obrigados a abandonar suas casas no ano passado. Para o ano de 2018, são esperados 1,5 milhão de deslocados adicionais.

(Istoé. http://istoe.com.br. 05.02.2018. Adaptado)

A crise dos refugiados sírios tem origem

Alternativas
Comentários
  • GAB A

  • COMENTÁRIOS:

    A crise dos refugiados sírios tem origem nos desdobramentos da Primavera Árabe, que levou o país para uma sangrenta guerra civil, iniciada em 2011. Por causa da guerra, mais de 5 milhões de pessoas tiveram que fugir do país.

    A Síria não é um Estado teocrático e a maioria da sua população é muçulmana, os cristãos são minoria no país. Os russos não apoiam grupos extremistas no Oriente Médio. Os Estados Unidos também não apoiam o governo sírio, são contrários ao governo de Bashar al Assad. Por fim, a crise não tem origem no controle estatal das regiões sírias produtoras de petróleo.

     

     

    Leandro Signori 

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/pc-sp-auxiliar-de-papiloscopista-comentarios-atualidades-e-conhecimentos-gerais/

  • Primavera Árabe É o nome dado à onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011. A raiz dos protestos é o agravamento da situação dos países, provocado pela crise econômica e pela falta de democracia. A população sofre com as elevadas taxas de desemprego e o alto custo dos alimentos e pede melhores condições de vida.

    Países envolvidos Egito, Tunísia, Líbia, Síria, Iêmem e Barein.

    https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/primavera-arabe-resumo/

     

  • Resumindo...

    Primavera árabe:

    -Começou no final de 2010 e 2011

    -Revoltas em países de população co maioria árabe e com regimes autoritários

    -Deposição dos ditadores da Tunísia, Egito, Líbia e Iêmen

    -Na Síria, a revolta se transformou em uma sangrenta guerra civil

    OBS: A Tunísia é o único país em que a revolta popular alcançou o objetivo da democracia.