SóProvas


ID
2742646
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação ao Balanço Financeiro de uma entidade do setor público, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • MCASP/7º PÁG. 378

    O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

     

    GAB. C

  • GABARITO LETRA C.

    Falou em ingressos e dispêndios extraorçamentários podem marcar BALANÇO FINANCEIRO (BF)

  • RESOLUÇÃO:

              Pessoal, basta vermos o texto do art. 103 da Lei nº 4.320/1964:

    Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receitas e a despesas ORÇAMENTÁRIAS bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza EXTRA-ORÇAMENTÁRIA, conjugados com os SALDOS em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

    Assim, vemos que a alternativa que se amolda ao conceito de Balanço Financeiro é a letra C).

    Gabarito: LETRA C

  • FGV ama BF e esse seu conceito!!

  • Essa questão trata do Balanço Financeiro. Vejamos o que dispõe o art. 103 da Lei n.º 4.320/1964 sobre o assunto:

    "Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receitas e a despesas ORÇAMENTÁRIAS bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza EXTRA-ORÇAMENTÁRIA, conjugados com os SALDOS em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte."

    Assim, nota-se que a alternativa que se amolda ao conceito de Balanço Financeiro é apenas a letra C.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • ALTERNATIVA C)

    O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

    -----------------------------------

    A) O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade pública por meio de contas representativas do patrimônio público, bem como os atos potenciais, que são registrados em contas de compensação (natureza de informação de controle).

    B) Nos termos da NBC T 16.6, o Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário. 

    D) Demonstração dos Fluxos de Caixa - permite aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos.

    E) Nos termos da NBC T 16.6, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) evidencia a movimentação havida em cada componente do Patrimônio Líquido com a divulgação, em separado, dos efeitos das alterações nas políticas contábeis e da correção de erros. A DMPL deve ser elaborada apenas pelas empresas estatais dependentes e pelos entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas.