SóProvas


ID
2742652
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e para cada ente da Federação, deverá obedecer a limites de acordo com a receita corrente líquida.


De acordo com essa Lei, assinale a opção que indica como será apurada a receita corrente líquida.

Alternativas
Comentários
  • LRF

    Art. 2§ 3o 

    A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

    GAB. C

  • GABARITO: c

     

    Art. 2o. - par. 3o. A receita corrente liquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze meses anteriores, excluídas as duplicidades.

  • GABARITO LETRA C.

     

    Gravei da seguinte forma:

    São 12 meses o total, ou seja, o total das receitas arrecadadas do mês + 11 anteriores = 12 meses no total e claro nada de duplicar

     

    LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: ARTIGO 2o  § 3o: 

    A RECEITA CORRENTE LÍQUIDA será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • Complementando: o mês de referência é o anterior ao mês vigente. Não conta o mês em andamento, mesmo que no último dia deste.

  • o   Gabarito: C.

    .

    Art. 2º. §3º. A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre Receita Corrente Líquida (RCL), nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para resolver a presente questão precisamos saber que, consoante art. 2.º, inciso IV, da LRF, a RCL constitui-se do somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, consideradas algumas deduções constante na própria LRF.

    Além disso, nos termos do art. 2.º, § 3.º, da LRF, a receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante da síntese acima mencionada, podemos concluir que a única alternativa que se encontra correta, sobre a apuração da RCL, nos termos da LRF, é a letra “C”: “Somando as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades”.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C”