-
Pelo método indireto, usamos o Lucro Líquido e a variação do saldo das contas
patrimoniais.
No método direto, usamos as contas patrimoniais e
ajustamos pelas contas de resultado. Ou seja,
usamos as mesmas informações, mas a forma de
cálculo muda.
Fica bem simples se usarmos a fórmula universal, para o método direto, que é
a seguinte:
Saldo Inicial + Entradas – Saídas = Saldo Final
O saldo inicial e final de cada conta vem do Balanço Patrimonial. E as
contas de Resultado representam as entradas ou as saídas,
dependendo da conta.
-
a- Caixa recebido referente a empréstimos obtidos, resulta em atividades de financiamento, independente de estarem no PC ou PNC.
b- Ativo imobilizado classificado como ANC, resulta em atividades de investimento. Observação: Empréstimos concedidos são classificados nas atividades de investimento.
c-Recebimentos de caixa e pagamentos que derivam das atividades operacionais da empresa e que derivam das suas principais atividades que estão no AC e PC, são classificados em atividades operacionais.
d- A DFC deve apresentar os fluxos de caixa advindos de períodos classificados por atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento.
e- A DFC possui dois métodos de elaboração, o método direto em que a forma da variação do caixa em função das atividades operacionais serão classificadas por seus recebimentos brutos e pagamentos brutos, a outra elaboração é pelo método indireto que classifica a partir do lucro ou prejuízo fazendo ajustes em transações que não envolvem caixa, tais como depreciação, provisões, tributos e variações ocorridas nas contas, gabarito da questão, visto que o método de elaboração descrito é o método indireto.
Resposta:E
-
INCORRETA LETRA E
APRESENTAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS
A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:
(A) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou
Pelo método direto, as informações sobre as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas alternativamente:
(1) dos registros contábeis da entidade; ou
(2) pelo ajuste das vendas, dos custos dos produtos, mercadorias ou serviços vendidos (no caso de instituições financeiras, pela receita de juros e similares e despesa de juros e encargos e similares) e outros itens da demonstração do resultado ou do resultado abrangente referentes a:
(i) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;
(ii) outros itens que não envolvem caixa; e
(iii) outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.
(B) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.
De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de:
(a) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar;
(b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados e resultado de equivalência patrimonial quando aplicável; e
(c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.
CPC 03- PDF SS
-
Método Direto = "CONCILIAÇÃO"
Método Indireto = "AJUSTE"
Bons estudos.