SóProvas


ID
2744209
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É possível verificar a frequência com que cada livro de uma biblioteca é utilizado, considerando sua última data de circulação e a data da retirada anterior.
Esse tipo de estudo serve para avaliar

Alternativas
Comentários
  • Esta questão aborda a formação e desenvolvimento de coleções.

    Uma das principais fontes referenciais da tomada de decisão em processos de formação e desenvolvimento do acervo é análise de relatórios de circulação. Este relatório pode ter como foco uma seção do acervo ou até mesmo um único material, como exemplificado no enunciado.

    Considerando seu uso no desenvolvimento do acervo, verificaremos abaixo a qual processo a verificação das últimas datas de empréstimo de um material pode auxiliar.

    a) ERRADO. O fator de impacto das publicações é medido na frequência que determinada publicação é mencionada ou citada em outros publicações.

    b) ERRADO. O grau de satisfação do usuário é muito subjetivo e um documento não emprestado à muito tempo não indica necessariamente que a sua baixa de empréstimos se dá pela insatisfação dos usuários.

    c) ERRADO. Não há qualquer relação entre o índice de relevância da biblioteca e a frequência de empréstimo de determinado material do acervo.

    d) ERRADO. A qualidade não está necessariamente vinculada à baixa dos empréstimos. Ela pode ser um fator, mas está mais ligada a percepção do usuário com o acervo e a relevância dos materiais disponíveis em determinada área.

    e) CERTO. Um documento pouco emprestado ou que não circula a muito tempo pode indicar diretamente a obsolescência do acervo, tanto no aspecto físico quando do conteúdo.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Esse tipo de estudo serve para avaliar o que já não se usa no acervo ou seja, sua obsolescência.

    Gab.: E

  • Antes de a informática ser aplicada à manutenção de registros das atividades das bibliotecas, a análise da circulação baseava -se em amostras. Como foi descrito por Jain (1967), dois métodos eram possíveis: a amostra do acervo e a dos empréstimos feitos. O primeiro envolve a seleção de uma amostra aleatória de itens de todo o acervo

    ou de áreas temáticas selecionadas, geralmente por meio do catálogo topográfico, localizando-se os livros em causa e anotando o histórico de sua circulação desde seu uso mais remoto até o presente. Foi este o método empregado por Fussler e Simon (1969). É claro que ele só funcionará se todo livro tiver um cartão ou papeleta de empréstimo onde se anote a data correspondente a cada uso. Sua finalidade principal é determinar a taxa de obsolescência do acervo em vários campos temáticos, isto é, a taxa em que o uso diminui segundo a idade do material.

    A amostra dos empréstimos feitos, por outro lado, envolve a análise de todos os itens retirados durante um determinado período de tempo, por exemplo, três meses escolhidos durante o ano. Emprega -se principalmente para estudar a distribuição de assuntos na circulação, embora possa também produzir uma estimativa de taxa de obsolescência quando se analisam as datas de publicação dos itens retirados por empréstimo

    E

    LANCASTER, F. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.