-
Tipos de Estratégias
a) Estratégias Cooperativas -Thompson
- Ajuste ou negociação: acordo entre empresas, sem compartilhamento de capital social
- Cooptação: absorção de novos indivíduos para decisões políticas
- Coalizão: duas organizações se juntam em alianças ou joint venture.
b) Estratégias Competitivas - Miles e Snow
- Defesa ou estabilidade: permanência no mesmo mercado, com os mesmos produtos.
- Prospecção ou crescimento: busca ofensiva de novas oportunidades
- Análise ou analítica: atuação em dois tipos de mercados - estável e instável.
- Reação ou reativa: incapacidade de fazer ajustes, eficiência comprometida
c) Estratégias de Adaptação - Stevenson
- Desenvolvimento: forças permitem aproveitar as oportunidades.
* Desenvolvimento de mercado, de produtos ou serviços, financeiro, de capacidades, de estabilidade
* Diversificação realiza a integração horizontal, vertical, concêntrica, conglomerada, interna e mista
- Sobrevivência: fraquezass dificultam lidar com ameaças - ptos fracos + ameaças - saneamento, desinvestimento e liquidação.
- Manutenção: forças criam barreiras às ameaças - ptos fortes + ameaçass - estabilidade, nicho e especialização
- Crescimento: fraquezas dificultam o aproveitamento das oportunidades - ptos fracos + oportunidades - inovação, internacionalização, joint venture e expansão.
d) Estratégias Genéricas - Porter
- Liderança de custo: baixo custo e baixo preço do produto.
- Diferenciação: identidade forte do produto, único exclusivo.
- Enfoque: atuação de nichos de mercado, com baixo custo.
Fonte: Elisabeth de Abreu e Lima Moreira, Administ. Geral e Pública, editora juspodivm, 2018
-
Jesus amado... tende piedade de nós.. esse assunto não tem fim
-
Uma integração horizontal consiste em empresas que adquirem uma empresa similar na mesma indústria, enquanto uma integração vertical é constituída por empresas que adquirem uma empresa que opera antes ou depois da empresa adquirente na produção processo.
Integração Horizontal: busca aumentar seu tamanho, diversificar seu produto ou serviço, alcançar economias de escala, reduzir a concorrência ou obter acesso a novos clientes ou mercados. Para fazer isso, uma empresa adquire outra empresa de tamanho e operações semelhantes, na mesma indústria.
Integração Vertical: busca fortalecer sua cadeia de suprimentos, reduzir seus custos de produção, capturar lucros a montante ou a jusante, ou acessar canais de distribuição a jusante. Para fazer isso, uma empresa adquire outra empresa que seja antes ou depois dela no processo da cadeia de suprimentos.
https://pt.talkingofmoney.com/what-is-difference-between-horizontal-integration-and-vertical-integration
Gabarito ( A )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
A integração horizontal, na verdade, passa pelas parcerias com outras empresas. De forma bem sucinta, pensem bem, isso faz com a empresa tenha um alcance maior mantendo a mesma capacidade atual da empresa. Ela não precisará expandir o seu tamanho propriamente dito para atender mais. Diferente acontece na integração vertical, na qual a empresa traz pra dentro de si uma atribuição ou processo que antes não realizava. Nesse caso, ela está aumentando a sua capacidade.
Exemplo da integração horizontal é uma empresa de vendas no sul que faz parceria com uma distribuidora do nordeste para distribuir nessa região também.
Exemplo da integração vertical e essa mesma empresa adquirir uma empresa de distribuição no nordeste. Desta forma, ela estará aumentando sua capacidade.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
DIVERSIFICAÇÃO: SINÔNIMO DE INTEGRAÇÃO.
Diversificação/Integração Horizontal = desenvolvimento de produtos que atraiam os atuais grupos de clientes da empresa. Ex: uma leitaria passa a produzir queijo também.
Diversificação/Integração Vertical = quando a empresa retrocede ou avança no ciclo. Ex: empresa que faz remodelação de casa passa a vender, também, a tinta para remodelações.
Diversificação/Integração Concêntrica = alarga o portfólio de produção. Ex: padaria passa a produzir pastéis e massas.
Diversificação/Integração Heterogênea = busca atrair novos tipos de clientes. Produtos sem relação com os atuais.
-
Tipos de Diversificação: A diversificação é uma abordagem estratégica que adapta diferentes formas. Dependendo do critério de aplicação, existem diferentes classificações. Dependendo da direção da diversificação da empresa, os diferentes tipos são os seguintes:
a)Diversificação Horizontal – aquisição ou desenvolvimento de novos produtos ou a oferta de novos serviços que possam ser atrativos para os atuais grupos de clientes da empresa. Neste caso, a empresa conta com as vendas e as relações tecnológicas das linhas de produtos existentes. Por exemplo, no caso de uma leitaria, a produção de queijo é um novo tipo de produto adicional aos seus produtos já existentes.
b)Diversificação Vertical - ocorre quando uma empresa retrocede para estádios anteriores do seu ciclo de produção ou avança para estádios subsequentes do mesmo ciclo – a produção de matérias-primas ou distribuição do produto final. Por exemplo, se a sua empresa faz remodelação de casas e escritórios e começar a vender tintas e outros materiais de construção a utilizar nas remodelações. Este tipo de diversificação poderá também garantir um fornecimento regular de materiais com melhor qualidade e preços mais baixos.
c)Diversificação concêntrica – alargar o portfólio de produção adicionado novos produtos com o objetivo de utilizar totalmente o potencial das tecnologias instaladas e o sistema de marketing. A diversificação concêntrica poderá ser uma estratégia muito mais eficiente, pois o negócio pode beneficiar de sinergias neste modelo de diversificação. Pode implicar alguns investimentos relacionados com a modernização e melhoria de processos e sistemas existentes. Este tipo de diversificação é frequentemente utilizado por pequenos produtores de bens de consumo, e.g. uma padaria começa a produzir produtos de pastelaria e massas.
d)Diversificação Heterogênea - (aglomerada) corresponde a direcionar a atividade para novos produtos ou serviços que não têm relação tecnologia ou comercial com os produtos atuais, equipamentos, canais de distribuição, mas que podem ser atrativos para novos grupos de clientes. O maior motivo por detrás deste tipo de diversificação é o alto retorno do investimento na nova indústria. Além disso, a decisão de se avançar com este tipo de diversificação poderá levar a novas oportunidades indiretamente relacionadas com o negócio principal da empresa – acesso a novas tecnologias, oportunidades de parcerias estratégicas, etc.
e)Diversificação Empresarial - envolve a produção de bens não relacionados, mas completamente rentáveis. Está normalmente ligado a grandes investimentos em que poderão ocorrer, também, altos retornos.
-
Olha n acho q isso esteja na parte de Estrutura nao ein. No edital pede explicitamente na parte de Administração Estratégica: Diversificação
-
Não achei esse assunto no pdf do Estratégia, nem nos livros do Rennó e do Augustinho. Alguns comentários aqui são duvidosos e sem a fonte. Por isso solicitei um comentário do prof. Caso também tenha ficado na dúvida solicite o comentário do professor.
Na questão Q914775 dessa mesma prova aconteceu a mesma coisa.
-
-
Livro: Planejamento Estratégico - Djalma de Pinho R. de Oliveira
Página 190
Letra A.
-
ave maria, é muita teoria