SóProvas


ID
2744419
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após realizar excelente trabalho como supervisor em uma montadora de automóveis, Júlio é promovido a diretor comercial, assumindo a responsabilidade pela direção de toda a divisão comercial da montadora.
Com essa recente promoção, Júlio passa a fazer parte do nível organizacional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    Como supervisor, ele era do nível operacional. Como diretor, passa a compor o nível tático. Se ele fosse o Presidente da Empresa, por exemplo, ele seria do nível estratégico

  • Supervisor - verifica a conformidade das operações rotineiras, logo está na base da organização e pertence ao nível operacional.


    Diretor - no caso em tela, é o diretor comercial, portanto irá tomar decisões sobre uma área organizacional. Suas decisões afetam as atividades organizacionais relacionadas à sua área de atuação e ao mesmo tempo está subordinada a um controle maior, o controle estratégico. Dessa maneira, está em um nível intermediário, que corresponde ao nível tático.


    Se a questão falasse em um Conselho Administrativo ou Presidência estaria se referindo ao nível estratégico, que se relaciona com o ambiente externo e toma decisões amplas e genéricas.

  • Gabarito Oficial Letra C - Estratégico. (A banca alterou o gabarito)

     

    NÍVEIS ORGANIZACIONAIS    

    -> Nível Institucional ou Nível Estratégico: é o nível mais elevado da empresa, composto por diretores, proprietários ou acionistas e altos executivos. É o nível onde as decisões são tomadas e onde são estabelecidos os objetivos da organização, bem como as estratégias para alcançá-los. É o nível que mantém a interface com o ambiente.

    -> Nível Intermediário (Mediador ou Gerencial): este nível está entre o institucional e o operacional e cuida da articulação interna entre eles. Cuida da escolha e captação dos recursos necessários, bem como da distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado, lida também com os problemas de adequação das decisões tomadas pelo nível institucional com as operações realizadas pelo nível operacional. Em geral este nível é composto por administradores, e são estes que fazem a ligação do nível operacional com o nível institucional, fazendo com que cada subordinado tenha apenas um supervisor.

    -> Nível Operacional(Técnico ou Núcleo Técnico):  está localizado nas área inferiores da organização. É o nível onde as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve trabalho básico relacionado diretamente com a produção dos produtos ou serviços da organização.

     

    Fonte: https://goo.gl/HzGPNu

     

    Estratégico é o nível mais alto da hierarquia, onde os gestores da alta cúpula (presidentes, diretores, etc.) decidem os temas que afetam a organização de modo global. As tendências mais importantes na regulação governamental, o comportamento dos concorrentes, a mudança nos costumes dos consumidores, o clima e a cultura organizacional, bem como as estratégias e políticas da organização são alguns dos temas que são trabalhados por estes administradores.

    No nível tático estão incluídos os gerentes ou chefes de divisão. Nesta posição o administrador é responsável por uma área da organização (Gerência de Recursos Humanos, Gerência financeira, Divisão de produtos infantis, etc.) e tem a função de implementar em sua área as estratégias e políticas decididas no nível acima. 

    No nível operacional os administradores estão focados no curto prazo e em tarefas específicas, como a produção de bens e serviços. Dentre seus ocupantes podemos encontrar supervisores e chefes de equipe. Eles devem seguir as regras e diretrizes estabelecidas no nível tático, motivando seus funcionários da ?linha de frente? para que façam seu trabalho de maneira eficiente.

     

    Fonte: https://goo.gl/XtvF9w

     

     

  • O gabarito anterior estava mais correto. Ele era chefe de uma divisão (divisão comercial), o que o coloca no nível tático. Eu, hein.

     

    Edit.: olhando melhor a questão, na verdade nota-se que ela deveria ter sido anulada, e não alterado o gabarito. A questão induz ao erro quando fala que ele é diretor (o que o colocaria no nível estratégico), e que ele é responsável por um setor (comercial), o que o colocaria no nível tático, segundo a Geovana Carranza ("O planejamento estratégico envolve a organização como um todo (a nível dos CEO). planejamento tático, por sua vez, envolve o departamento, uma unidade organizacional ou setor (gerência). O planejamento operacional é orientado também para o futuro, só que para curto prazo. Abarca cada uma das tarefas ou operações de maneira detalhada, minuciosa, e está relacionado com as atividas diárias da organização (supervisão).") Induz o candidato ao erro.

     

    Enfim, bons estudos. =)

  • GAB C 

     

    NÍVEIS ----------- HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO ------- PRAZOS
    Estratégico ------- conceituais ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
    Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos ----------- médio
    Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -----------------curto

  • Solicito que peçam para o professor comentar a questão. 

  • Galera, ele se tornou DIRETOR COMERCIAL, direção de toda a divisão comercial da montadora... Ele faz parte da alta cúpula de gestão da empresa, tratá-se de um cargo de nível estratégico pois ele toma decisões que afetam a empresa como um todo e é responsável por participar do planejamento estratégico.

    Nível tático seria se fosse Gerente, que toma decisões que afetam apenas a área...

    Acredito que muitos criaram um cenário de uma organização bem verticalizada como é comum em orgãos públicos, onde tem Presidência > Secretaria > Departamento > Divisão > Seção

    Mas na doutrina é exposto que no nível estratégico estão os cargos de Direção da empresa, alta Cúpula.

  • Ângelo, por mais que ele tenha se tornado Diretor, ainda é responsável apenas por uma área da empresa. No planejamento estratégico, o foco está voltado para fora da empresa, para as políticas governamentais, para o mercado, para o caminho que será seguido pela Organização. A meu ver, a banca equivocou-se em alterar o gabarito, haja vista que, por ter esse foco limitado a uma área, o dito Diretor não atua como planejador estratégico.

     

    J. P., eu sinto informar que você não logrará exito em dirimir a vossa dúvida com eventual comentário do (a) professor (a), pois, com o devido respeito aos professores do qc, eles, de um modo geral, se limitam a procurar justificar o gabarito apresentado pela banca. Acredito que deve-se respeitar o gabarito da banca, mas o professor deve levantar o questionamento, pois nem toda a banca segue as linhas minoritárias das doutrinas.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Alguém me ajuda, por favor! Não entendo como diretor pode ser do nível Estratégico, visto que o diretor não tem foco em toda a empresa, mas sim em determinada área da mesma. Por exemplo, diretor de RH, diretor da área comercial... Eu entendo, que seria no nível tático. O cargo de Presidente, por exemplo, é que tem foco em toda a empresa, logo este que estaria no nível estratégico. Alguém poderia me ajudar a esclarecer isso, por favor?

  • Ele passou de gerente de primeira-linha para Alta administração. 

  • Diretor > Gerente > Supervisor.

  • Continuo achando que ainda está no nível TÁTICO,uai diretor comercial agora faz parte da alta cúpula o.O

  • Júlio era encarregado (supervisor) , assim que foi promovido passou a ser diretor ( NÍVEL ESTRATÉGICO) .

     

    Nível estratégico --> PRESIDENTE , SÓCIOS , DIRETORES

    Nível tático --> GERENTES , COORDENADORES , ENCARREGADOS

    Nível operacional --> ANALISTAS , ASSISTENTES , AUXILIARES

     

  • Diretor está acima de gerente e de supervisor. O Diretor Comercial tomará decisões estratégicas que influenciarão em toda a organização. Não tem essa da Diretoria Comercial ser menos importante por que é comercial. Pensem a organização de forma sistêmica.Não compliquem. vejam a Questão 848399

  • GABARITO A

     

    O nível estratégico envolve o alto escalão da organização, cargos de direção e presidência

  • Deveria ser anulada e acabou!

  • Meu raciocínio foi que ele era supervisor (nível operacional), depois ele passou para gerente (tático). Não é normal pular de nível operacional para estratégico...

  • 30_05-2019 Errei

    Gab. C

  • Gabarito: C

    Diretores = Nível estratégico

  • Estratégico 

  • LETRA C

    Nível Estratégico (Presidentes; Sócios; Diretores)

  • Você deve recordar que a organização pode ser subdivida em três níveis organizacionais: nível estratégico, nível tático e nível operacional.

    De acordo com o contexto da questão, Júlio trabalhava como supervisor (nível operacional) e, após a promoção, passa a assumir a divisão comercial da montadora. Ora, Júlio passa a ocupar uma posição intermediária na estrutura organizacional. Ele não é mais responsável pela supervisão de atividades, mas também não ocupa um cargo no ápice da estrutura organizacional, visto que ainda está associado a uma área específica (divisão comercial). A partir dessas informações, podemos concluir que Júlio ocupa um cargo no nível tático da organização, por isso, na minha avaliação, o gabarito da questão deveria ser a alternativa B...

    Que tal relembrar um pouco o que aprendemos sobre os níveis organizacionais?

    Recorde que os cargos de nível estratégico são aqueles que possuem o nível máximo de autoridade e responsabilidade e são responsáveis por tomar as decisões que envolvem toda a organização (e não uma área específica). É o caso, por exemplo, dos cargos de CEO ou Presidente.

    Os cargos de nível tático são aqueles que fazem o elo entre o nível estratégico e o nível operacional. Nesses casos, temos uma preocupação com um setor, um departamento ou divisão específica, sendo as decisões tomadas com foco no médio prazo. Em geral, ocupam o nível tático os cargos de gerentes.

    Por fim, no nível operacional, temos os supervisores. Os supervisores são responsáveis por acompanhar a execução das tarefas, elaboram planos de curto prazo e buscam otimizar atividades cotidianas.

    A banca, no entanto, apontou como gabarito definitivo como nível estratégico (Alternativa C). Possivelmente, apegou-se mais à nomenclatura do cargo. Por ocupar o cargo de Diretor, segundo a banca, estaria no nível estratégico. Caso fosse um gerente, estaria no nível tático. Particularmente, acredito as características do cargo deveriam predominar sobre o nome, porém minha opinião não importa para sua prova. Saiba que para a FGV, se for Diretor, ainda que de uma área específica, será um cargo estratégico.

    GABARITO DA BANCA: C

  • ' assumindo a responsabilidade pela direção de toda a DIVISÃO comercial da montadora' = da a ideia de departamentalização, ou seja, nível tático.

  • Estratégico, pois ele sai do planejamento Tático

  • Quem marcou a B está de parabens, tmj

  • GABARITO C

    toda a divisão comercial da montadora = ESTRATEGICO / VISÃO GLOBAL/AMPLO

  • Níveis da Organização: operacional, tático, estratégico.

    Se Júlio for empregado, operário, vendedor, estagiário ou que faz e coloca mão na massa = operacional

    Se Júlio for gerente, supervisor, chefe que tem conhecimento técnico e subordinados = tático

    Se Júlio for diretor, dono, sócio, com poder de decidir por muitas pessoas na totalidade= estratégico

    GABARITO C

  • Fico com TÁTICO. valeu