-
Michael Porter (1986) adotou a definição de uma indústria como sendo um grupo de empresas fabricantes de produtos que são substitutos bastante próximos entre si. Além disso a análise da estrutura industrial é a base fundamental do seu modelo.
Segundo o autor, a estrutura industrial tem uma forte influência na determinação das regras competitivas, que deverão ser observadas e compreendidas ao se analisar uma indústria, ou as empresas que a compõem.
-
Ambiente da indústria
Uma indústria é um grupo de empresas que fabrica produtos que são substitutos próximos entre si – os concorrentes.
Em torno dessas empresas existem outras que fazem parte de uma rede de relações estabelecidas pelos concorrentes, da qual fazem parte clientes, fornecedores e até mesmo empresas que atualmente não fazem parte daquela indústria, mas possuem interesse em pertencer a ela.
https://www.passeidireto.com/arquivo/41535523/ambiente-interno--5-forcas
-
Indústria: é um grupo de empresas que fabrica produtos que são substitutos próximos entre si – os concorrentes.
Fatia de mercado: mesmo que Market Share ou Quota de Mercado de uma empresa. Entende-se como sendo o valor, ou a quantidade, das vendas, numa percentagem do mercado total. É uma medida que representa e analisa o sucesso do marketing da empresa, num calculo através da divisão das suas vendas em relação às vendas totais de um dado mercado ou segmento.
Nicho de mercado: é a porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, com necessidades e hábitos específicos, com consumidores exigentes, normalmente. Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas.
Grupos estratégicos: grupo de empresas que utilizam as mesmas ou estratégias similares num determinado sector
Segmento de mercado: Segmentar um mercado significa dividi-lo, ou seja, os consumidores são agrupados por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências homogêneas.
-
PARECER DA BANCA
Nenhuma das demais alternativas tratam de produtos substitutos. A resposta correta está literalmente
escrita na bibliografia:
– JOHNSON, SCHOLES E WHITTINGTON. FUNDAMENTOS DA ESTRATÉGIA. Porto Alegree: Bookman,
2011. P. 52.
-