-
AQUISIÇÃO VERTICAL : FUSÃO DE DUAS EMPRESAS QUE PRODUZEM COISAS DIFERENTES
AQUISIÇÃO HORIZONTAL: FUSÃO DE DUAS EMPRESAS QUE PRODUZEM COISAS IGUAIS
Que força competitiva serve de base para que uma empresa decida optar por uma estratégia de aquisição vertical?
a) Características da Alta competitividade: Concorrentes demais em um mercado, tendo forças semelhantes, guerra de preços, custos elevados, ocasionando operação com capacidade total, grande barreira de saída (instalações caras) fazendo com que as empresas tenham que investir pesado em máquinas e afins num mercado lucrativo baixo. NÃO SE APLICA AO ENUNCIADO DA QUESTÃO
b) Características da ameaça de novos entrantes: Para que tenha novos entrantes, eles terão que começar do zero e investir do zero. Se houver alguma empresa nessas condições, então ela é uma grande ameça por causa do seu capital e poder de investir. Uma empresa aeronaútica não tem tantas ameaças de novos entrantes devido as barreiras de se iniciar isso. Uma loja de roupas, tem em cada bairro (muita ameaça). NÃO SE APLICA AO ENUNCIADO DA QUESTÃO
c) NÃO SE APLICA AO ENUNCIADO DA QUESTÃO
d) Caracteristicas do Poder de barganha dos fornecedores: Fornecedores fortes são os que dominam determinada área de negócios, quando o custo para se mudar de fornecedor é alto, eles ficam poderosos, ou quando os clientes deles não são muito importantes. Ai, eles tem o poder de barganha. O que muitas empresas fazem é se fundir com outras empresas (ou fornecedores), que produzem bens de dois diferentes estágios da produção. Normalmente, essa aquisição vertical ocorre entre uma empresa e sua fornecedora, onde a primeira passa a controlar mais etapas da produção do bem final.
e) Caractística da ameaça de produtos substitutos: Exemplo: manteiga e margarina (ambos satisfazem a mesma necessidade), muitos produtos iguais tendem a tornar o negócio dificil e menos atraente, resultando em menos lucro. NÃO SE APLICA AO ENUNCIADO DA QUESTÃO
https://www.controlacao.com.br/significado/aquisicao-vertical
https://www.controlacao.com.br/significado/aquisicao-horizontal
Livro do Rodrigo Rennó
-
Aquisição vertical
Fusão de duas empresas que produzem bens de dois diferentes estágios da produção. Normalmente entre uma empresa e sua fornecedora, onde a primeira passa a controlar mais etapas da produção do bem final.
Poder De Barganha Dos Fornecedores
Dependendo da situação, os fornecedores podem afetar a lucratividade de um setor incapaz de repassar os aumentos de custos aos seus preços. O poder dos fornecedores pode ocorrer nas seguintes situações:
O setor que fornece é dominado por poucas empresas e é mais concentrado que o setor para o qual vende. Em outras palavras, são fornecedores concentrados contra compradores fragmentados.
Não existem produtos substitutos.
O setor que compra não é um cliente importante para os fornecedores.
Os produtos do fornecedor são importantes insumos para os compradores.
Os produtos do fornecedor possuem alguma diferenciação dos demais ou possuem custos de mudança.
Os fornecedores ameaçam integração para a frente, ou seja, eles podem se tornar os próprios clientes, por meio de ampliações, por exemplo.
-
Aquisição horizontal: adquirir uma empresa similar.
Aquisição vertical: adquirir fornecedor ou cliente.
Se os fornecedores estão barganhando muito, adquirir um deles, por exemplo, pode reduzir o custo de compra de uma matéria-prima. Por esse motivo, resposta letra D.
-
Pela palavra "aquisição" no enunciado dá pra matar a questão.
Aquisição - Compra - Fornecedores
-
A sacada, pra mim, está no enunciado "aquisição", que nos remete a fornecedor.
-
LETRA D
-
Pela palavra "aquisição" NÃO é possível matar a questão de jeito nenhum!!
Se fosse aquisição horizontal, os itens A, B e E estariam corretos.
-
Ótima questão. A estratégia de aquisição vertical é utilizada para conter o poder de barganha dos fornecedores.
Gabarito: D
-
Como fazer a questão?
Basicamente a questão busca que o candidato saiba o que as duas teorias têm em comum.
Estratégia de aquisição X As cinco forças competitivas de Porter
Estratégia de aquisição
(+) Aquisição horizontal: adquirir uma empresa similar (Concorrente).
(+) Aquisição vertical: adquirir fornecedor ou cliente.
As cinco forças competitivas de Porter:
(+) Ameaça de Novos entrantes
(+) Poder de barganha dos Fornecedores
(+) Poder de barganha dos Compradores
(+) Rivalidade entre concorrentes
(+) Produtos substitutos
Resposta: Assim, quando se pensa nas duas teorias a resposta pode ser ou o Poder de barganha dos Compradores (que são os clientes) ou o Poder de barganha dos Fornecedores.
Contudo, analisando as opções só existe a opção "Poder de barganha dos Fornecedores".
Por isso, GAB D.
-
Em termos práticos, imagine uma empresa produtora de peças automotivas que possui, dentre os seus fornecedores uma empresa que produz parafusos específicos a sua necessidade. Devido a uma questão estratégica, a primeira empresa adquire a segunda, com o objetivo de controlar essa etapa da produção. Essa aquisição é conhecida como vertical.
Então se o fornecedor tinha um alto poder de barganha é vantajoso a aquisição/integração vertical.
Agora, digamos que a empresa de peças automotivas queira ampliar sua marca e adquirir uma empresa cuja atividade exercida, é a mesma, uma concorrente por exemplo; nesse caso, a aquisição passa a ser horizontal.
-
A vertical tb poderia servir para bens substitutos. Ex: Fabrico apenas pão. Comprei a fábrica de biscoito. Anulei parte da concorrência por substitutos.
-