SóProvas


ID
2745511
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Projetistas de sistemas de computação adotam processamento paralelo em dispositivos de E/S para acelerar o desempenho da CPU, para compensar o baixo desempenho dos dispositivos de E/S quando comparado com o desempenho do processador. Nesse sentido, surgiram seis organizações específicas de discos que podem ser usadas para melhorar o desempenho e a confiabilidade dos discos, originando uma classe de dispositivos de E/S denominados RAID (Redundant Array of Inexpensive Disk). A idéia do RAID é instalar uma caixa cheia de discos próxima ao computador em um servidor, substituindo a placa do controlador de disco por um controlador RAID. Com essa arquitetura, os dados são distribuídos pelos drives, permitindo uma operação de leitura e escrita paralela dos dados. Existem 06 níveis de RAID que variam de 0 (zero) a 5 (cinco). Dadas as afirmativas abaixo que definem 05 níveis de RAID, escolha a alternativa incorreta.

Fonte: Tanenbaum, A. S. Organização Estruturada de Computadores. Ed. Pearson, 6.a edição, 2013 (pp. 75-76).

Alternativas
Comentários
  • RAID 2 (Código de HAMMING): Utiliza a técnica de acesso PARALELO, ou seja, os eixos de todos os discos que participam do arranjo SÃO SINCRONIZADOS. De forma que a cabeça de leitura esteja sempre na mesma posição em cada disco. Este nível fatia os dados em BITS INDIVIDUAIS ou as vezs em BYTES que são escritos nos discos físicos EM SEQUÊNCIA; discos adicionais são usados para armazenar códigos corretores de erros (HAMMING CODES), em um arranjo similar ao usado nas memórias RAM. Este nível não é usado na prática.

    Quanto a questão, no livro do TANENBAUM ele faz a seguinte definição

    TIRAS = acesso à nivel de BLOCO

    PALAVRAS = acesso à nivel de BIT ou BYTE

    " Ao contrário dos níves 0 e 1, que trabalham com tiras de setores, o RAID nível 2 trabalha por palavra, possivelmente até por byte. Imagine dividir cada byte do disco virtual único em um par de NIBBLES de 4 bits e então acrescentar um código de Hamming a cada um para formar uma palavra de 7 bits, dos quais os bits 1, 2 e 4 fossem de paridade."

    Tanenbaum, Andrew S. - Organização Estruturada de Computadores - 6.a edição, página 74

  • RAID DISC

    0 - Possui 2 ou mais discos, realiza a distribuição dos dados entre os discos, não possui paridade nem correção de erro.

    1 - Duplica a informação entre dois ou mais discos, não possui paridade e nem correção de erro.

    2 - É similar ao 0, porém possui correção de erros.

    3 - Implementa o conceito de paridade, que é um backup da informação em uma parte de um disco.

    4 - Possui paridade de disco em um disco inteiro.

    5 - possui paridade de disco em vários discos, um "pedaço" do backup em cada disco.

    Quando nos depararmos com essa seguinte implementação 1 + 0 quer dizer que possui as duas características implementadas de cada disco, sendo que o disco que esta primeiro será o nó raiz e o outro os filhos como se fosse uma arvore.