SóProvas


ID
2745667
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ao Estado foram atribuídas competências pela Constituição Federal, acompanhadas de um rol de bens para auxiliar no desempenho daquelas. Dentre as competências atribuídas na Constituição aos Estados Federados,

Alternativas
Comentários
  • Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.


    §2º Cabe aos EstADOS explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizADO, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.             


    Tome nota também da parte que está grifada porque será muito útil na parte de Processo Legislativo.


  • Lembrar que os Estados não detêm competências privativas. Eles apenas compartilham competências legislativas concorrentes com a União e o DF (observe que nesta não se incluem os municípios), bem como competências administrativas comuns com a União, o DF e os Municípios. Lembrar ainda que a competência dos Estados é residual, que eles detêm competência explorar os serviços de gás canalizado e, ainda, que eles podem instituir, mediante lei complementar, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões:



    "Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição. (RESIDUAL)

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. 

    § 3º Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum."

  • a E está errada porque as competências materiais são indelegáveis ?

  • Não entendi o erro da letra "E".

     

     

  • A) INCORRETA. Dentre as competências atribuídas na Constituição aos Estados Federados, NÃO estão todas aquelas atribuídas à União, em caráter complementar. Até porque existe o rol de competências exclusivas da União (art. 21 da CF), as quais são indelegáveis. Assim como, há o rol de competências privativas da União (art. 22 da CF), as quais serão delegadas aos Estados apenas por Lei Complementar.

     

    B) CORRETA. Art. 25. § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. 

     

    C) INCORRETA. Art. 21, CF: Compete à União: XII – explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos;

     

    D) INCORRETA. Dentre as competências atribuídas na Constituição aos Estados Federados, incluem-se as competências suplementares APENAS em relação à União.

     

    E) INCORRETA, mas não entendi o porquê é incorreta, haja vista:

    Art. 22, CF: Compete privativamente à União legislar sobre: X – regime dos portos, navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial;

    Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.

     

  • gás canalizADO - estADO

    gás natural - União

  • A competência da União para EXPLORAR os portos marítimos é indelegável (Art. 21, XII, "f"). Acredito que o item "E" esteja se referindo a isso quando ele fala de SERVIÇOS de portos marítimos.


    A competência da União para LEGISLAR sobre regime dos portos (não fala especificamente sobre marítimos) e navegação marítima/lacustre/fluvial que é delegável mediante LC (Art. 22, X)

    Acho que é isso.

  • O Erro da "E" é pq a questão não falou em legislar, logo não tem que falar em delegação ao Estado por LC. A alternativa refere-se a esse artigo:


    Art. 21. Compete à União:


    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:


    f) os portos marítimos, fluviais e lacustres;


    Att.

  • Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

  • ESTADO - gás canalizADO

  • Essa é tão comum quanto meus chutes em provas rsrsrsr

  • GABARITO: LETRA B

    DOS ESTADOS FEDERADOS

    Art. 25. § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

     

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.