SóProvas


ID
2746771
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os estudos de usuários passaram de uma fase quantitativa para uma fase qualitativa quando os estudiosos do comportamento de busca da informação perceberam que as pesquisas com métodos quantitativos não contribuíam para a identificação das necessidades individuais e para a implementação de sistemas de informação adequados a essas necessidades (BAPTISTA; CUNHA, 2007). De acordo com os autores são teorias que fudamentam a tendência da fase qualitativa nos estudos atuais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista e Cunha (2007, p. 173-176):

    Para ilustrar a tendência da fase qualitativa foram selecionados exemplos de estudos atuais que empregaram as teorias de Taylor (1982), sense Making Brenda Dervin (1983),  Kuhlthau (1999) e usabilidade.

    Usabilidade: pode ser mensurada de acordo com os atributos ergonômicos do produto, em termos do esforço mental e atitudes dos usuários e pela forma como os usuários interagem com o produto e sua aceitação. 

    O modelo de Kuhlthau: Seu modelo para observação do processo da busca da informação prevê as seguintes etapas: início, seleção, exploração e formulação. Está centrada no usuário. 

    Sense Making: procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas. 

    Gab. B

    BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, p. 168-184, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v12n2/v12n2a11

     

                                 

  • Fiz essa prova. Que prova horrível de difícil. Enunciados longos. Alternativas difíceis de serem descartadas.