-
Design for All (Design para Todos) é a intervenção em ambientes, produtos e serviços, a fim de que todas as pessoas, incluindo as gerações futuras, independentemente da idade, capacidade, gênero ou cultura, possam desfrutar na construção de uma nova sociedade, com igualdade de oportunidades e que possam acessar, usar e entender qualquer parte do ambiente da forma mais independente possível” (Fundação Design For All – Barcelona).
-
Não entendi porque a alternativa V está incorreta.
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência
II - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;
c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
(Lei nº 13.146, 2015)
Se alguém souber o erro da alternativa, por favor coloque aqui.
-
Ana, o Estatuto da Pessoa com Deficiência não menciona que "barreiras arquitetônicas" são as maiores barreiras. Apenas classificou "barreiras" nos 4 tipos conforme o trecho que você citou.
-
O que é Tecnologia Assistiva?
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Mecdaisy
O Ministério da Educação lança o Mecdaisy, uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.
Design for All (Design para Todos) é a intervenção (intervenção e não desenvolvimento) em ambientes, produtos e serviços, a fim de que todas as pessoas, incluindo as gerações futuras, independentemente da idade, capacidade, gênero ou cultura, possam desfrutar na construção de uma nova sociedade, com igualdade de oportunidades e que possam acessar, usar e entender qualquer parte do ambiente da forma mais independente possível” (Fundação Design For All – Barcelona).
Artigo 68 da Lei nº 13.146 de 06 de Julho de 2015
§ 1º Nos editais de compras de livros, inclusive para o abastecimento ou a atualização de acervos de bibliotecas em todos os níveis e modalidades de educação e de bibliotecas públicas, o poder público deverá adotar cláusulas de impedimento à participação de editoras que não ofertem sua produção também em formatos acessíveis.
-
erro da III
Este entendimento amplo para acessibilidade, relacionado aos vários
aspectos que interferem no convívio e na participação na sociedade, aliado
ao Design Universal, pode contribuir para o delineamento de uma sociedade
para todos. O Design Universal (Universal Design), ou Design para Todos
(Design for All), diz respeito ao desenvolvimento de produtos e de
ambientes para serem usados por todas as pessoas, na maior extensão
possível, sem a necessidade de adaptação ou design especializado.
PUPO, D. T.; MELO, A. M.; FERRÉS, S. P. (org.). Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Campinas, SP: Unicamp, 2006. 91 p. Disponível em: http://www.todosnos.unicamp.br:8080/lab/producao/livro_acessibilidade_bibliotecas.pdf/view
p.21