SóProvas


ID
2746789
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Gomes, Nogueira e Abrunhosa (2009) a Radio Frequency Identification ou Sistema de Identificação por Radiofrequência (RFID) é uma tecnologia utilizada para identificar, rastrear e gerenciar os mais variados produtos, entre eles acervos bibliográficos. Diante do exposto, observe as proposições abaixo:


I. A tecnologia RFID tem sido implantada com êxito em acervos bibliográficos de diversas bibliotecas com freqüência que converge para 13,56 MHZ.

II. A tecnologia RFID utiliza um chip onde pode ser gravado, regravado e que possibilita ler à distância todas as informações necessárias ao gerenciamento do acervo.

III. A tecnologia RFID possibilita as funções de segurança, inventário, autoempréstimo, autodevolução e organização de acervo nas estantes.

IV. A tecnologia RFID é limitada para a automação dos processos devido à exigência de contato físico dos leitores e sensores/antenas e leitores do sistema de tecnologia RFID.

V. A tecnologia RFID é indicada para a segurança do acervo, pelo fato das etiquetas serem modernas, no formato filamentar de 150 microns de diâmetro.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ste trabalho é uma consequencia direta da necessidade da disseminação de novos conhecimentos e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos e tarefas desenvolvidas por todos aqueles envolvidos com Bibliotecas (Acervos Bibliográficos) e Centros de Documentação, Arquivos e Congêneres (Acervos Documentais). Assim como na nossa obra "Técnicas Modernas de Preservação & Recuperação de Acervos Bibliográficos", buscamos mais uma vez trazer aos nossos leitores uma abordagem inovadora, mediante a junção de conhecimentos práticos e teóricos de Biblioteconomia com alta tecnologia aplicada. Desta feita incorporamos uma tema atual e controverso, como é o caso da tecnologia RFID. A idéia de escrever esse texto surgiu motivada pelo fato das constantes dúvidas recebidas de terceiros sobre a tecnologia RFID, tanto em palestras quanto em reuniões. Com o decurso do tempo essas dúvidas foram se avolumando, principalmente pela difusão crescente de informações pseudo-técnicas, muitas de intuito meramente comercial, que apresentam a tecnologia RFID como algo mágico, quando na realidade é apenas mais uma ferramenta disponível no vasto arsenal de técnicas desenvolvidas pelo ser humano. Acreditamos que com isto tenhamos elaborado uma obra diferenciada, sempre norteada pela simplificação e desmistificação da temática abordada, onde o texto é voltado à ampliação do entendimento dos leitores, propiciando-Ihes imediata percepção do assunto em pauta. Esperamos que com esse trabalho possamos ter contribuído para desvendarmos os falsos ícones disseminados no nosso dia a dia e fornecido subsídios técnicos para um real e verdadeiro entendimento da tecnologia RFID, qual seja, as vantagens e desvantagens inerentes à mesma. Assim, apesar do tema ser eminentemente técnico, empregamos uma abordagem conceitual e sucinta, visando a possibilitar o entendimento da tecnologia RFID ao público em geral.

  • I. A tecnologia RFID tem sido implantada com êxito em acervos bibliográficos de diversas bibliotecas com freqüência que converge para 13,56 MHZ.

    II. A tecnologia RFID utiliza um chip onde pode ser gravado, regravado e que possibilita ler à distância todas as informações necessárias ao gerenciamento do acervo.

    III. A tecnologia RFID possibilita as funções de segurança, inventário, autoempréstimo, autodevolução e organização de acervo nas estantes.

  • Somente as alternativas I,II e III estão corretas