Anjos (2013) resgata contribuições interessantes, na perspectiva de modelos de comunicação e teorias de aprendizagem, como as de Mário Kaplún (1998), que publicou a obra intitulada “Una pedagogia de la comunicación”, e em modelos de comunicação e de educação que apresentam reflexões a partir de três dimensões: modelo bancário de comunicação; modelo com ênfase em resultados; e modelo de educação horizontal. A coluna da esquerda apresenta os três modelos de comunicação e a da direita as características de cada um deles. Relacione as colunas:
1- Modelo bancário de comunicação
2- Modelo com ênfase em resultados
3- Modelo de educação horizontal
( ) As relações que se estabelecem nesse processo são dialógicas; emissores e receptores trocam mensagens, utilizando diferentes linguagens, e ambos são emissores e receptores de mensagens.
( ) Nesse modelo, os emissores criam conhecimentos e apenas os transmitem aos receptores que possuem um papel passivo, mediante o processo de construção de conhecimentos.
( ) Esse modelo é tido como um tipo falsamente democrático, tendo em vista que há um processo de troca de mensagens entre receptores e emissores, porém de maneira limitada à visão imposta pelos objetivos do emissor.
( ) Esse tipo de abordagem é, muitas vezes, utilizado em cursos que possuem ênfase em estratégias de educação de massa, perdendo, frequentemente, a possibilidade de explorar o potencial crítico dos interlocutores de um processo educacional.
( ) Nessa abordagem, os receptores passam a ter também a prerrogativa de emissores, permitindo que todos possam ser agentes críticos ou reflexivos na construção do conhecimento.
Assinale a alternativa em que a correlação apresenta- se CORRETA: