SóProvas


ID
2747752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      No ciclo silvestre da febre amarela, os primatas não humanos (macacos como os guaribas) são os principais hospedeiros do vírus amarílico e os únicos vetores são mosquitos com hábitos estritamente silvestres, sendo os gêneros Haemagogus e Sabethes os mais importantes na América Latina. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata e ser picado por um mosquito contaminado. Por outro lado, no ciclo urbano, ele é o único hospedeiro com importância epidemiológica, e a transmissão ocorre por meio de mosquitos infectados considerados vetores urbanos.

                                               Internet: <www.saude.gov.br>  (com adaptações).

Considerando o assunto do texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Uma das estruturas ausentes no agente etiológico da febre amarela é o ribossomo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Utilizam a maquinaria da célula infectada para sua replicação.

  • R: CERTO

    O agente etiológico da febre amarela é um vírus.

    Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

  • Gabarito C

    Agente etiológico é o agente causador de uma doença. Normalmente, este causador precisa de um vetor para proliferar a doença. Este vetor pode ser animado ou inanimado.

  • Agente etiológico é o agente causador de uma doença.