SóProvas


ID
2747965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.


Denomina-se filosofia grega antiga o longo período que se iniciou na era mítica, por volta do final do século VII a.C., e se estendeu até o século III d.C., período conhecido como clássico.

Alternativas
Comentários
  • A filosofia antiga é o período que corresponde ao seu surgimento, no século VI A.C. e à queda do Império Romano. 

    FONTE;https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/resumo-da-filosofia-antiga/

  • Não confundir Filosofia GREGA Antiga e Filosofia Antiga. A Filosofia Grega Antiga termina quando começa a Filosofia Helenística.

  • Início da filosofia grega VI a.C, período clássico séc. V a.C

  • O termo Filosofia Grega é utilizado para designar o período que se estende desde o nascimento da filosofia na Grécia Antiga, no final do século VII a.C. ao fim do período helenístico e a consolidação do período medieval da filosofia, no século VI d.C..