SóProvas


ID
2747977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      Sendo então a alma imortal e tendo nascido muitas vezes, e tendo visto tanto as coisas (que estão) aqui quanto as (que estão) no Hades, enfim, todas, as coisas, não o que não tenha aprendido; de modo que não é nada de admirar, tanto com respeito à virtude quanto ao demais, ser possível a ela rememorar aquelas coisas justamente que já antes conhecia. Pois, sendo a natureza toda congênere e tendo a alma aprendido todas as coisas, nada impede que, tendo (alguém) rememorando alguma só coisa — fato esse precisamente que os homens chamam aprendizado —, essa pessoa descubra todas as outras coisas, se for corajosa e não se cansar de procurar. Pois, pelo visto, o procurar e o aprender são, no seu total, uma rememoração.

                          Platão. Mênon. Rio de Janeiro: São Paulo, 2001. p. 51-2.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.


Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi onde está o erro da assertiva....

    porém vida que segue!!

  • Pelo que entendi, o erro se dá pelo fato de o enunciado da questão afirmar que alguns saberes se obtêm através da procura também. E não são todos os que procuram. Por isso, nem todos aprendem da mesma forma.

  • TEMOS QUE FICAR CIENTE QUE ESTAMOS DIANTE DA CESPE, PALAVRAS COMO TODOS, SEMPRE, SOMENTE.. PRESTEM MAIS ATENÇÃO SE FOR O CASO VOLTE QUANTAS VEZES FOR NECESSARIO.. O IDEAL É NAO CONVERSAR MUITO COM A QUESTAO...

  • Aprender é lembrar, mas nem todos aprendem pelas mesmas vias.

  • O erro da questão está no termo: todos.