-
Certo
Dessa forma, o foco com Fayol saiu das tarefas para a estrutura. Ele tinha uma visão de “cima para baixo” das empresas. Através dos estudos da departamentalização, via os departamentos como partes da estrutura da organização.
Foi, portanto, um dos pioneiros no que se chamou de teóricos fisiologistas da administração. Assim, o escopo do trabalho do administrador foi bastante ampliado dentro da visão de Fayol.
Fayol é considerado o “pai da teoria administrativa”, pois buscou instituir princípios gerais do trabalho de um administrador.13 Seu trabalho ainda é (após um século) considerado relevante para que possamos entender o trabalho de um gestor atual.
O autor definiu seis funções empresariais que as empresas em geral devem conter. As funções seriam: a técnica, a comercial, a financeira, a de segurança, a contábil e a administrativa. Essa última seria a responsável pela coordenação das outras funções.14
-
Henri Fayol dividiu a empresa em atividades e funções distintas.
Para Fayol, são funções administrativas as atividades de "prever, organizar, comandar, coordenar e controlar", o conhecido POC3.
Para os teóricos desta abordagem, as funções administrativas são representadas por um grupo de atividades cujo desempenho forma um processo sequencial na concepção e simultâneo na operação, o qual se repete continuamente.
Para Henri Fayol, as funções universais da administração são as seguintes: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
Prever: estabelecer um plano de ação para atender as demandas futuras.
Organizar: definir rotinas de trabalho, de modo a otimizar o tempo, evitar os desperdícios, eliminando ações que não agregam valor
Comandar: fazer com que todos os setores da empresa funcionem e levem a empresa a atingir seus objetivos e metas de produção, vendas e lucro.
Coordenar: sincronizar e harmonizar os processos interdependente para que todo o trabalho seja executado com mais facilidade e efetividade.
Controlar: verificar se todos os procedimentos são executados conforme as normas, detectar falhas e corrigi-las a tempo, antes que ocorram graves prejuízos à empresa.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos
-
Foi exatamente o primeiro? Onde diz isso?
-
A Administração cientifica de Taylor tem Princípios - Planejamento, Preparo, Execução e Controle.
A Administração Clássica de Fayol tem Funções - Prever, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar
A Teoria Neoclássica tem Funções- Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
-
A questão afirma que Fayol foi o pioneiro no estabelecimento das funções da empresa.
Para julgarmos essa afirmação, devemos conhecer um pouco mais sobre a atuação de Fayol na Administração Moderna.
Ele é considerado o pai da Teoria Clássica. Nessa teoria, entre outras coisas, ele defendia que todas as empresas apresentavam seis funções, segundo Chiavenato (2014):
- Técnicas: "relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa".
- Comerciais: "relacionadas com compra, venda e permutação".
- Financeiras: "relacionadas com procura e gerência de capitais".
- De segurança: "relacionadas com proteção e preservação dos bens e das pessoas".
- Contábeis: "relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas".
- Administrativas: "relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas."
De acordo com Chiavenato, essas funções básicas de Fayol encontram-se ultrapassadas!
Cabe diferenciar as funções da empresa das funções do administrador (hoje, após reformuladas, conhecidas como funções administrativas).
Também definidas por Fayol, são elas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Mas Fayol foi o primeiro a elaborar essa divisão da empresa?
Chiavenato (2014. p. 52) cita em sua obra que o seguinte: "No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração (...)"
Um desses engenheiros foi Taylor, pioneiro em relação à Escola da Administração Científica (ênfase nas tarefas). Já Já o segundo, Fayol, engenheiro de minas francês, foi pioneiro em seus trabalhos envolvendo à corrente de anatomistas e fisiologistas da organização (ênfase na estrutura organizacional). Como as funções da organização não foram estabelecidas por nenhuma teoria anterior, logo Fayol, como fundador da Teoria Clássica, foi o primeiro a fazer tal divisão.
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014
GABARITO: CERTO.