SóProvas


ID
2748721
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ser estruturada por funções, sendo esse um dos mais simples modos de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO (FUNCIONAL)

    A Departamentalização por Funções ou Funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc. Consiste no agrupamento de atividades e tarefas com base nas principais funções desenvolvidas pela empresa. A divisão do trabalho faz surgir uma departamentalização em atividades agrupadas e identificadas pela classificação funcional, pois considera atividades principais da empresa, como produção, vendas, finanças etc.

    É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização. A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.

    VANTAGENS

    ▪ Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;

    ▪ Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas; 

    ▪ Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa;

    ▪ Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.

    DESVANTAGENS

    ▪ Reduz a cooperação interdepartamental (ênfase nas especialidades);

    ▪ Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade às mudanças externas;

    ▪ Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • O tipo de departamentalização por funções é utilizado quando houver necessidade de agrupar tarefas, recursos e habilidades com similaridade entre si.

    Apesar de ser um dos modelos de departamentalização mais simples e mais usados, ele dificulta a flexibilização e não é aconselhável para empresas que lidam com ambientes e tecnologias instáveis e adaptáveis. Ou seja, a departamentalização por funções é adequada para o desempenho de tarefas rotineiras de maneira continuada. (CHIAVENATO, 2014)

    Fonte: CHIAVENATO, I. “Introdução à Teoria Geral da Administração”. 9ªed. Manole. 2014

    GABARITO: CERTO