-
XHY → homem normal
XhY → homem hemofílico
XHXH → mulher normal
XHXh → mulher normal portadora
XhXh → mulher hemofílica
-
Essa questão me tomou um bom tempo...Cheguei a 75% nos cruzamentos e nao encontrava erro! Só depois me atentei ao fato de que "No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos" seria difícil uma mulher hemofílica dar a luz a 3 filhos! logo podemos considerar que ela não era homozigota recessiva para a doença.
-
XHY - normal
XhY - hemofílico.
XHXh Mãe x Pai X*Y (independente se H ou h no asterisco,por ser menino só recebe o Y)
Aqui só recebe 1 X*, X aqui só recebe o Y.
Então, X* Y e portanto ou será XHY ou XhY, ou seja 50% de chance de ser hemofílico.
Porém há uma ressalva na questão, ela não diz se a mãe é heterozigota ou homozigota. O que poderia anular a questão. Estou considerando-a heterozigota.
-
Importante lembrar que os meninos só podem herdar o cromossomo X hemofílico da mãe, já que essa é uma herança ligada ao sexo e o pai, nesse caso, obrigatoriamente contribuiria com o cromossomo Y. A mãe dessa questão como o colega Robson Silva explicou provavelmente não é recessiva e sim heterozigota apresentando, portanto, metade de seus gametas XH e a outra metade Xh. Gabarito C
-
Minha linha de raciocínio:
- Hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo (cromossomo X);
- Todo filho que nasce herda o X da mãe, logo o alelo recessivo foi herdado da mãe judia;
- O filho é X^aY;
Surge um questionamento: "A mãe é homozigota e ou heterozigota?"
Você pode interpretar que nem o comentário do Robson Silva - ""No deserto do Oriente Médio, há 1800 anos" seria difícil uma mulher hemofílica dar a luz a 3 filhos! logo podemos considerar que ela não era homozigota recessiva para a doença."
OU
Você pode fazer dois cruzamento. 1º Considerando a mulher homozigota = resultando na prole 100% hemofílica. 2º Considerando a mãe heterozigota = resultando em 50% da prole hemofílica.
Agora note as alternativas. Não existe nenhuma resposta 100%, logo só poderá ser 50%
-
A mão obrigatoriamente teria que ser heterozigota. Se fosse homozigota morreria na menarca.