SóProvas


ID
2749132
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A morte celular programada é um fenômeno geneticamente determinado. Estudos têm mostrado que uma das características desse programa suicida é a liberação de citocromo c, que teria relação direta com a ativação de enzimas que atuam na degradação do protoplasma.”

(EVERT & EICHHORN. Raven  ‒ Biologia vegetal. Rio de Janeiro: Guanabara‐Koogan, 2014. Adaptado. p. 48.)


As organelas diretamente responsáveis pela liberação do citocromo c e que, portanto, têm papel central na morte celular programada são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Cloroplasto não poderia ser, pois a apoptose (morte celular programada) ocorre em células animais também e cloroplasto não está presente nestas células.

  • c) mitocôndrias.

     

     

    Mitocôndrias têm funções essenciais nas células humanas como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial. A grande síntese de energia e o metabolismo para o oxigênio das células eucarióticas, são possíveis através desta importante organela.

  • Gabarito C.

    Existem duas vias de sinalização para a apoptose: uma via extrinseca (ou via dos receptores de morte celular) e a via intrinseca (ou via da mitocondria). Outra via mais recente é a via perforina-granzima que envolve células T-citotoxica.

    A mitocondria possui dois principais grupos de proteinas pro-apoptoticas intermembranais no citosol, sendo um deles constituído pelo citocromo c, os quais ativam vias dependentes de caspases, enzimas responsáveis pela apoptose.

  • A indução de apoptose intracelular (B) acontece quando as células estão danificadas ou estressadas. O processo melhor compreendido acontece com a participação da mitocôndria. As mitocôndrias são induzidas a liberar a proteína carreadora de elétrons citocromo c para o citosol. No citosol o citocromo c se liga a uma proteína adaptadora chamada Apaf-1. A Apaf-1 ativada se liga a moléculas procaspases-9 gerando um agregado destas procaspases. Logo em seguida as procaspases-9 são clivadas e ativadas, e seguem ativando outras procaspases gerando uma cascata e a morte celular

    Fonte: http://asmec.br/biblioteca/anais2010/Art.%20003.pdf