SóProvas


ID
2749207
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma pilha, por definição, é uma fonte de energia portátil, em que a partir de reações de óxido‐redução converte‐se energia química em energia elétrica. Dentre os fatores a seguir, qual o que não influencia no valor do potencial eletroquímico de uma pilha?

Alternativas
Comentários
  • Ponte salina é uma ligação que existe entre o eletrodo positivo e o eletrodo negativo de uma pilha. Ela pode ser constituída de um tubo de vidro em formato de U, preenchido com uma solução aquosa concentrada de um sal bastante solúvel; pode ser o cloreto de potássio (KCl(aq)), o nitrato de amônio (NH4NO3(aq)), o nitrato de sódio (NaNO3(aq)) ou o nitrato de potássio (KNO3(aq)).

    Numa pilha há o ânodo ou polo negativo de onde migram os elétrons em direção ao cátodo, ou polo positivo. No caso apresentado, o ânodo é o zinco metálico (da placa - Zn0) e o cátodo, os cátions de cobre (Cu2+). Com o passar do tempo, essa transferência de elétrons fará com que ambas as soluções percam sua neutralidade elétrica, porque haverá excesso de íons, tornando as soluções instáveis e interrompendo precocemente o funcionamento da pilha. Assim, para eliminar esses excessos, usa-se a ponte salina ou uma placa de porcelana porosa, que permite a migração dos íons de uma solução para a outra. Desse modo, os íons permanecem em equilíbrio e a pilha continua funcionando.

    ou seja, a ponte salina serve apenas para manter a neutralidade da célula