SóProvas


ID
2749813
Banca
Instituto Acesso
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) está associada a aspectos intrínsecos do alimento (qualidade nutricional e sensorial), à segurança (qualidades higiênico-sanitárias), ao atendimento (relação cliente-fornecedor), e ao preço. A qualidade higiênico-sanitária como fator de segurança alimentar tem sido amplamente estudada e discutida, uma vez que as doenças veiculadas por alimentos, apesar de não notificadas, são um dos principais fatores que contribuem para os índices de morbidade na população brasileira. Assim, o Ministério da Saúde (por meio das portarias 1428 de 26/11/1993 e 326 de 30/7/1997) estabeleceu as orientações necessárias para inspeção sanitária por meio da verificação do Sistema de Análise de Perigo e Ponto Crítico de Controle (APPCC) da empresa produtora e de serviços de alimentos e os aspectos que devem ser levados em conta para a aplicação de boas práticas de fabricação (BPF), pré-requisitos fundamentais para a implantação do sistema de APPCC.


Sobre o sistema APPCC coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e assinale a sequência correta:


( ) A equipe responsável pela sua elaboração deve ser multidisciplinar, de forma a reunir conhecimentos específicos e deve incluir o pessoal que está diretamente envolvido no processamento do alimento, pois está mais familiarizado com a variabilidade e as limitações das operações.

( ) A implementação do sistema APPCC em UAN de pequeno e médio porte é difícil pela falta de conhecimento da ferramenta, pela dificuldade de perceber benefícios, pelos recursos humanos despreparados e pelas dificuldades financeiras.

( ) Os pontos críticos de controle incluem os ingredientes e equipamentos usados, os procedimentos em cada estágio do processamento, as fontes de contaminação em potencial durante manuseio e as construções de tempo e temperatura às quais os alimentos são submetidos .

( ) As causas potenciais de danos de natureza química, física, microbiológica, que possam comprometer a saúde do consumidor e outras que possam ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica do produto, são denominadas perigo.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • A implementação do sistema APPCC em UAN de pequeno e médio porte é difícil pela falta de conhecimento da ferramenta, pela dificuldade de perceber benefícios, pelos recursos humanos despreparados e pelas dificuldades financeiras. Quando isso é verdadeiro?

  • Dificuldades financeiras? É 0800 implantar um APPCC, gente

  • Gabarito: D

    Mas tem algo de muuuito errado com esse gabarito, hein, isso não pode estar certo.

  • Que gabarito mais sem noção.

  • Aff! Achei uma alternativa e a reposta é outra.

  • gab d: MAS DEVERIA TER SIDO ANULADA; ACHEI QUASE TODAS AS RESPOSTAS, GALEERAA!! >.< (QUESTÃO NÍVEL HARD)

    I-Hajdenwurcel (1998) destaca que um dos pré-requisitos para implantação do Sistema APPCC é a formação da equipe multidisciplinar com representantes das áreas de produção, sanitização, segurança da qualidade, microbiologia de alimentos, engenharia e inspeção. Acrescenta ainda que a equipe deve incluir pessoal que está diretamente envolvido no processamento já que estão mais familiarizados com a variabilidade e limitações das operações.

    FONTE: PG 37 https://repositorio.pgsskroton.com/bitstream/123456789/3179/1/Marcelo%20Tozzo%20Alfredo.pdf

    II-Akutsu et al. (2005) afirmam que a implementação de APPCC em UAN de pequeno e médio porte é difícil por falta de conhecimento, dificuldade de perceber benefícios, ausência de requerimentos legais, recursos humanos despreparados e dificuldades financeiras, e Silva Jr. (2005, p. 333) complementa a ideia, mostrando os motivos que impedem tal implementação: Falta de conhecimento técnico; falta de capacitação da adequação da mão-de-obra; falta de investimento para monitoramento; falta de condições operacionais adequadas da cozinha; falta de condições de higiene e falta de manutenção geral. (FONTE= PG 7 DO DOCUMENTO https://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/download/319/300)

    III- NÃO ACHEI NA NET

    IV-Perigo: Causas potenciais de danos de natureza química, física, microbiológica, que possam comprometer a saúde do consumidor e outros que possam ocasionar a perda da qualidade e da integridade econômica do produto. Os tipos de perigos estão contemplados no registro de Identificação e Monitoramento dos PCC.  

    fonte: PG 3 DO DOCUMENTO: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0208_0048.pdf

  • Como assim não é Perigo?
  • III é perigo

    IV é ponto crítico