SóProvas


ID
2750002
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O sistema Renina – Angiotensina – Aldosterona (SRAA) desempenha papel crucial na regulação do volume corporal e de pressão arterial. Vários peptídeos, enzimas e receptores que compõem esse sistema são importantes alvos para terapia farmacológica cardiovascular. São medicamentos antihipertensivos que atuam no SRAA:

Alternativas
Comentários
  • Um Inibidor do sisema renina-angiotensina-aldosterona é toda a substância que tem a capacidade de frenar este sistema bioquímico em qualquer ponto da sua atividade. Assim, são inibidores deste complexo sistema:

    - inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECAs): Captopril, Cilazapril, Enalapril, Fosinopril, Lisinopril, Ramipril...

    - antagonistas dos receptores da angiotensina II (ARAs-II): Candesartan, Irbesartan, Losartan, Olmesartan, Telmisartan, valsartan...

    - antagonistas da aldosterona: espironolactona, eplerenona

    - Inibidores diretos da renina: alisquireno

  • Os bloqueadores dos receptores de angiotensina II são uma nova classe de anti-hipertensivos, que bloqueiam o SRA, antagonizando seletivamente os receptores de AII, subtipo AT1. Fazem parte dessa classe o losartan, o valsartan, o irbesartan, o candesartan e o telmisartan.

    O alisquireno é um potente agente anti-hipertensivo que inibe a atividade plasmática de renina.