SóProvas


ID
2750428
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A remuneração do construtor calculada por meio da aplicação de um percentual sobre o valor dos gastos da obra é denominada de obra

Alternativas
Comentários
  • Benefícios da Obra Por Administração

    Os principais benefícios na hora de optar pela compra de um imóvel no sistema de obra por administração:

    o comprador paga o preço de custo real do imóvel, que fica mais em conta em comparação a um apartamento na planta com uma construtora. Redução de tributos, pois os impostos sobre materiais, instalações e mão de obra são repassados ao dono da obra, e não para o construtor (ou seja, elimina-se o custo de um intermediário). O PIS e o Cofins são recolhidos apenas uma vez (na empreitada esse recolhimento ocorre duas vezes). Possibilidade de comprar o imóvel antecipadamente ou de aproveitar promoções de materiais. As condições de pagamento e o ritmo da obra variam conforme o interesse do grupo e as circunstâncias do mercado. A definição do acabamento das unidades pode ficar conforme o gosto e a capacidade de pagamento individual. O risco de investir nessa modalidade de obra por administração é baixo, pois mesmo com a inflação alta e o consequente aumento dos custos refletem positivamente no valor de venda do imóvel.


  • MODALIDADES DE FIXAÇÃO DOS PREÇOS

    EMPREITADA POR PREÇO UNITÁRIO

    Custo Direto mais BDI. O Custo Direto é composto pela soma de todos os custos unitários mais todos os custos diretamente relacionados com a produção. O Custo Unitário de cada serviço é o resultado do produto Quantidade x Preço Unitário de cada um dos insumos, os quais, multiplicados pelo BDI, viram Preço Unitário. O preço total é a soma de todos os resultados parciais dos serviços envolvidos. O pagamento é feito através da medição no campo dos quantitativos dos serviços realizados a cada período.

    EMPREITADA GLOBAL

    Custo Direto global mais BDI. Neste caso as quantidades dos serviços são previamente determinadas, arcando o construtor com os riscos de um eventual erro na quantificação de cada serviço. A medição no campo dos serviços realizados normalmente se faz pela determinação do percentual executado de cada serviço, até o limite do valor proposto. As eventuais modificações de projetos, ou a existência de situações imprevisíveis e que venham a alterar os quantitativos previstos, são pagas à parte.

    EMPREITADA INTEGRAL

    Trata-se de uma variante da Empreitada Global que pode ser chamada de "turn-key", em que o construtor assumet odas as despesas do início ao fim, até a entrega das chaves ou do empreendimento, funcionando para início da operação.

    POR ADMINISTRAÇÃO CONTRATADA

    Taxa de Administração sobre os custos gerais da obra. Neste caso é cobrada uma taxa, previamente estabelecida, a ser aplicada mensalmente sobre os gastos da obra. Existem outras alternativas desta modalidade que incluem reembolsos de determinados gastos e pagamentos fixos para determinados itens de custos.

    SISTEMA MISTO -- Trata-se de um sistema misto, onde parte é paga por preços unitários e as demais por administração ou pelo sistema de reembolso. Nesta modalidade pode-se estabelecer metas de prazos e de gastos, com o estabelecimento de prêmios e multas pelos alcances das metas e pelos atrasos.

    TAREFA -- Destinados em geral para serviços de pequena monta