SóProvas


ID
2750833
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Após passar 340 dias em órbita, na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta americano Scott Kelly, acompanhado pelo seu colega russo Mikhail Kornienko, retornou à Terra no dia 02/03/2016. Após sua chegada, foram realizados testes nos quais o seu corpo foi comparado ao corpo do seu irmão gêmeo, astronauta Mark Kelly. Um dos resultados mais impressionantes foi o fato de que Scott estava “mais alto” que seu irmão em 3,81 cm! Embora seja um resultado que chame atenção, a Física pode explicar facilmente este fenômeno através de que força?

Alternativas
Comentários
  • Gravidade não é força!

  • Será que essa banca possui alguém com formação em física?

    A resposta correta levaria em conta a força Peso e a força centrípeta, quando um corpo está em órbita:

    Fcp = P - N

    N = m.M.G/(R+h)² - mω²(R+h)

    A normal representa o peso aparente do corpo em órbita, é normal que exista a sensação da ausência de aceleração da gravidade quando o corpo está em órbita, aparentemente a menor pressão sobre os discos cervicais provocou esse aumento de altura, porém essa é uma analise superficial, é necessário saber se ele voltou à condição normal após algum tempo na terra.

    Resposta da Banca: "é Explicada Facilmente pela Força Gravidade."

  • Letra D

    A única força que o astronauta estava submetido era a gravitacional! claro que a questão perde o sentido quando diz gravidade apenas.

    Para que estivesse submetido a força centrípeta o movimento precisava ser um CIRCULO, como era um ORBITA entendo que seja uma elipse

  • Colocaram o professor de educação física para elaborar questões para prova de professor de física, kkkkkkk