SóProvas


ID
2750929
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.


A Revolução começou como uma tentativa de recapturar o Estado. Captura essa empreendida pela aristocracia e pelos parlaments, e não fosse pelo desprezo à profunda crise socioeconômica que suas exigências acarretavam e por ter subestimado a força do Terceiro Poder, a nobreza poderia ter alcançado seus objetivos. Mas, a Revolução não foi realizada por um grupo organizado ou por um partido e nem chegou a apresentar líderes que conduzissem as massas rumo à revolução. Um grupo foi responsável por dar a unidade efetiva ao movimento revolucionário. A “burguesia”. Suas exigências foram norteadoras da famosa Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. A característica marcante desse documento é ser contra a sociedade hierárquica e de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. O burguês liberal clássico não era democrata, mas sim um devoto do constitucionalismo, de um Estado secular, com liberdades civis e garantias para a empresa privada, e de um governo de contribuintes e proprietários.

HOBSBAWM, Eric J. A Revolução Francesa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996.


O processo revolucionário francês, que culminou com a queda da monarquia em 1789, apresentou grupos com interesses políticos heterogêneos, como os jacobinos e os girondinos. Apontamos como alternativa para a melhor caraterização social e política dos girondinos:

Alternativas
Comentários
  • B - Girondinos, mais moderadores 

  • Girondinos- Minoria- Interesses da Minoria (burguesia)

    Jacobinos- Maioria- Interesses da Maioria (Povão)

  • B- Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Defenderam, durante o processo da Revolução Francesa, a instalação de uma monarquia constitucional na França, após a queda do absolutismo. Portanto eram contrários ao radicalismo defendido pelos jacobinos.

  • Podemos ver os Girondinos (se fosse nos dias de hoje) como aquela NATA que faz parte da classe média alta (MUITO ALTA) e aos jacobinos como aquela galera mais CUT viver, MST vibes e blábláblá.

  • Podemos ver os Girondinos (se fosse nos dias de hoje) como aquela NATA que faz parte da classe média alta (MUITO ALTA) e aos jacobinos como aquela galera mais CUT viver, MST vibes e blábláblá.

  • MACETE PARA NUNCA MAIS ESQUECER:

    GIRONDINOS - BURGUESIA

    (AMBOS TEM A LETRA G )

    LEMBRANDO QUE É A ALTA BURGUESIA!!!