SóProvas


ID
2751568
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Artes e ditadores


      Os ditadores sempre quiseram que a arte expressasse seu ideal de “povo”, de preferência em momentos de devoção ou entusiasmo pelo regime. Para isso, os ditadores pretenderam imobilizar o passado nacional em seu benefício, dando-lhe dimensões de mito ou inventando-o quando necessário. Para o fascismo italiano, o ponto de referência era a Roma antiga, imperial; para a Alemanha de Hitler, uma combinação de bárbaros radicalmente puros das florestas teutônicas com nobreza medieval; para a Espanha de Franco, a era dos triunfantes governantes católicos que expulsaram os infiéis e resistiram a Lutero. A União Soviética teve mais dificuldade para adotar o legado dos czares que a Revolução tinha sido feita, afinal de contas, para destruir, mas Stálin acabou achando conveniente mobilizá-lo.

      O que ficou da arte do poder nesses países? Surpreendentemente, pouco na Alemanha, mais na Itália, talvez mais ainda na Rússia. Só uma coisa todos perderam: o poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público. Isso, o mais sério impacto do poder na arte entre 1930 e 1945, desapareceu com os regimes que tinham garantido sua sobrevivência através da repetição regular de rituais públicos. Desapareceram para sempre, juntamente com aquele poder.

(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. Trad. Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 276) 

Deve-se depreender da leitura do 2° parágrafo do texto que a arte promovida pelos ditadores entre 1930 e 1945

Alternativas
Comentários
  • o fragmento do texto que explica a alternativa é:

     

    "todos perderam: o poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público. Isso, o mais sério impacto do poder na arte entre 1930 e 1945,"

  • Ora, se eles perderam o poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público é porque obtiveram, nesse período, o poder de mobilização programada para encenar teatralmente uma aliança entre a ditadura e o povo. 

  • "Só uma coisa todos perderam:​o poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público. Isso, o mais sério impacto do poder na arte entre 1930 e 1945, desapareceu com os regimes que tinham garantido sua sobrevivência através da repetição regular de rituais públicos. Desapareceram para sempre, juntamente com aquele poder."

    GABARITO: C

  • GABARITO: C

    Deve-se depreender da leitura do 2° parágrafo do texto que a arte promovida pelos ditadores entre 1930 e 1945 obteve nesse período o poder de mobilização programada para encenar teatralmente uma aliança entre a ditadura e o povo. 

  • Sobre a letra B:

    Não há fragilidade estética nessa manipulação citada no texto, muito pelo contrário, a encenação teatral era um dos motivos que convencia a legitimidade do regime.

  • questão casca grossa!

  • errei por falta de atenção 

    Deve-se depreender da leitura do 2° parágrafo do texto que a arte promovida pelos ditadores entre 1930 e 1945.

    eu fui na B achando nos tempode de hoje , mas a C é a correta

  • Leu o texto, seus as alternativas, ainda não sabe o que é. Vamos letra a letra:
    a) não se manteve, muito menos de forma especial na Alemanha.
    b) não deixou de ter repercurssão entre 30 e 45
    c) sim, entre 30 e 45, teve o poder de mobilização para aliar povo / ditadura
    d) nada haver, apesar de ter subsistido mais na rússia, na rússia foi onde foi mais difícil revitalizar antigos rituais públicos.
    e) em nenhum momento fala que teve seu prestígio inicial esgotado entre 30-45.

  • A FCC já deu a dica no enunciado da questão: Deve-se depreender da leitura do 2° parágrafo do texto que a arte promovida pelos ditadores entre 1930 e 1945.

  • a FCC pediu conforme o 2º parágrafo, mas a resposta está no 1º.

  • Questão FDP e ao mesmo tempo linda ( rsrs ).


    Logo após os "dois pontos", vemos que o que foi perdido foi o poder de mobilizar, ou seja, entre 1930 e 1945 esse poder existia.


    Caso eu esteja errado por gentileza me corrijam.


    Obrigado !


  • Pelo amor de Deus, demorei 15 minutos para entender essa bagaça... Vou até escrever o entendimento aqui de forma CLARA:

    Comentário:

    Alternativa: 'Deve-se depreender da leitura do 2° parágrafo do texto que a arte promovida pelos ditadores entre 1930 e 1945"

    O grande lance está na palavra "ENTRE". O normal é pensar no que mudou daquela época para cá (atualmente), porém, a banca pede o que acontecia nesse interregno, entre 1930 e 1945, não o que mudou de lá para cá.

    É mais uma questão que mexe com o psicológico do que uma questão em si, olha o nível que estamos chegando...

    É bom passar logo rsrs.

    "Só uma coisa todos perderam: o poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público. Isso, o mais sério impacto do poder na arte entre 1930 e 1945, desapareceu com os regimes"

    Gabarito: C --> "obteve nesse período o poder de mobilização programada para encenar teatralmente uma aliança entre a ditadura e o povo." --> "Poder de mobilizar a arte e o povo como teatro público"

  • A) manteve, surpreendentemente, um efeito residual nada desprezível, conforme se verificou de modo especial na Alemanha e na Itália.

    ERRADO: se verificou de modo especial na Russia pois lá foi onde mais permaneceu a arte ditatorial conforme o texto "talvez mais ainda na Rússia"

    B)deixou de ter, por conta da fragilidade de suas premissas estéticas, repercussão efetiva junto às massas nacionalistas.

    ERRADO: o texto não fala nada sobre e por dedução é possível excluir essa pois o mito é algo de forte adesão nas sociedades logo as premissas baseadas neles também o são.

    C) obteve nesse período o poder de mobilização programada para encenar teatralmente uma aliança entre a ditadura e o povo.

    CERTO: a mobilização programada é a "repetição regular de rituais públicos" citada no texto, é necessário entender que a palavra "repetição" faz referência a "programada", a ideia é que se tem algo sendo refeito constantemente por planejamento de alguém.

    D) subsistiu sem perder força tão somente na Rússia, onde foi possível revitalizar antigos rituais públicos por meio de sua repetição.

    ERRDO: também perdeu força na Rússia, na verdade sumiu: "desapareceu com os regimes que tinham garantido...".

    E) teve logo esgotado o seu prestígio inicial, por conta do que havia de repetitivo no retorno ritual a uma mitologia anacrônica.

    ERRADO: era exatamente a repetição que mantinha viva tal arte conforme frase: "garantido sua sobrevivência através da repetição regular"

  • A cada dia as bancas estão exigindo muito