SóProvas


ID
2752951
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Iamamoto, diante da prática profissional, existem duas tendências que necessitam ser superadas: o fatalismo e o messianismo utópico.

Alternativas
Comentários
  • Acho estranha essa questao, pois eu sabia que era fatalismo e messianismo, mas nunca vi a Iamamoto falar de "messianismo utopico"

  • "O problema não é somente teórico, em termos de perspectiva. A naturalização destas questões acaba colocando-as como dados ahistóricos, inalteráveis e, portanto, seus postulados operam como verdadeiros axiomas (naturais). Neste processo, o tão buscado debate coletivo sobre qual deve ser "a missão" da nossa profissão, sobre quais devem ser seus "compromissos ético-políticos", passa a ser substituído por estes axiomas elaborados no escritório de algum intelectual que assim o determinou.

    Ao invés do corpo profissional debater e fundamentar as diversas posturas sobre estes temas para formular um "Projeto Ético-Político Profissional" a partir do consenso gerado, reconhecendo as orientações das maiorias, o debate seria substituído pelo axioma; "o projeto profissional" elaborado a partir do debate coletivo é substituído pela "missão natural" determinada unilateralmente como "óbvia" por alguém.

    Mas esta naturalização muitas vezes conduz a um verdadeiro "fatalismo", ao cristalizar as condições atuais como imutáveis, rígidas, perenes, ingressando assim num possibilismo resignado e hipotecando as possibilidades de um horizonte distinto. Isto é o que se vê em definições como "o trabalho social possível" (DI CARLO, 2004, p. 13).

    Outro aspecto que anda junto com o endogenismo e a naturalização dos processos relacionados ao desenvolvimento da profissão é o "messianismo". Tratado por Iamamoto (1997, p. 183 e ss.), o "messianismo utópico" considera como determinantes da prática profissional "as intenções, os propósitos do sujeito profissional individual", promovendo um "voluntarismo" e uma "visão heróica" e "ingênua" da ação do indivíduo. A conseqüência disto é clara: por que um "Projeto Ético-Político" para a profissão, se cada indivíduo determinaria por si mesmo o sentido e a orientação de sua prática profissional?; por que um projeto coletivo se é entendido que a "missão natural" está dada, ou que a mera intencionalidade do indivíduo é suficiente para dar sentido à própria ação profissional? Mais uma vez opta-se pela direção individual ao invés da construção coletiva."


    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802006000200002