SóProvas


ID
2753476
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 - O discurso da separação amorosa

Flávio Gikovate em 16/03/2015


Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando. Esse interesse raras vezes resulta de uma genuína solidariedade. Decorre, na maioria dos casos, de uma situação ambivalente que lembra o mecanismo da gangorra. Por um lado, ver o sofrimento de uma pessoa tão íntima nos deixa tristes; por outro, satisfaz a vaidade. Num certo sentido, é gratificante saber que o ex-companheiro vive mal longe de nós e teve prejuízos com a separação. Esse aspecto menos nobre da personalidade humana, infelizmente, costuma predominar.

“Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.


Infere-se do segundo período desse segmento do texto 3 que, para o autor do texto:

Alternativas
Comentários
  • Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

  • A resposta não seria o contrário não?!

    "A curiosidade sobre o outro é MAIS esperada naquele que tomou a iniciativa da separação" ??

  • Errei. mas depois relendo, a letra b daz muito sentido. "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”." ou seja, a letra b, diz o oposto. 

  • Mesmo ele tendo a iniciativa de terminar o namoro, também sente curiosidade de saber a situação do outro. Uma vez que este tem mais curiosidade do que aquele.

  • Na minha visão, o gabarito correto deveria ser a letra “C”.


    “Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.


    Se ele fará de tudo, pode-se concluir que “a curiosidade sobre a situação do outro é idêntica nos dois membros de um casal que se separa”; letra “C”

     

  • Recorri desta, esperemos...

  • Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

  • Gab. da banca : B

    Mais óbvio seria D pois, não há limites para a curiosidade humana!!!

    Pedir comentário dos prof.!!

  • Questão bem capciosa, o normal é o que tomou o pé na bunda fique curisoso e o tema diz que o que tomou a iniciativa tb fica curiososo, algo menos provável, porém constatado no texto.

  • Esta questão fiquei muito em dúvida no dia da prova. Não lembro o que marquei não. kk.

  • A  letra d) como gabarito também faz sentido para mim: "(...) fará de tudo para saber como o abandonado está passando.", logo, não há limites para a curiosidade humana. 

  • na letra (D), vcs estão extrapolando o texto. leiam e releiam o texto...

  • Gabarito: B

    Mais uma questão que me deixou cheia de dúvidas, marquei B, penso que é a menos exagerada a se marcar, a letra C não pode ser, pois não podemos dizer que a curiosidade é idêntica para ambos e nem o texto nos permite inferir isso (visão pessoal). Em um trecho do texto, já destacado aqui pelos colegas, é possível chegar a resposta correta, uma vez que quem abandona o outro, em tese, não deveria mais se importar tanto, e o texto é no sentido de mostrar o contrário. 

  •  2º periodo "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

    se ele fará de tudo para saber como o abandonado no caso esta passando , Alguem por favor me explica; como que a dedução do escritor é que 

    a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação ?

  • Acredito que para saber a resposta, nós teriamos que perceber a ideia concessiva do período: "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando "

    A ideia comum a se pensar é: quem tomou a ação do término não terá a curiosidade de saber como o outro está ou essa curiosidade será menor que a do abandonado.

    Ex: Apesar de ele ter terminado o namoro, ele continua me procurando.
    Se ele terminou, não era para continuar procurando. Certo?

    Acho que essa é a ideia do período, por isso a B estaria correta.

  • Marquei a C, vejo qe não estou sozinha nessa. kk

     

     O português continua...

  • depois de ler umas 4 vezes o mesmo segmento, pude entender o gabarito ser a alternativa B, porém, achei uma questão bem pesada. Errei a questão, isso me mostra o quanto preciso fazer questões de interpretação de texto, não que eu seja ruim, mas, que o exercicio continuo nos ajuda a ser mais eficientes nessas questões.

  • Se eu fizesse essa prova iria chorar com esses textos rsrs E PROVAVELMENTE DEPOIS COM OS RESULTADOS.... hahaha

  • Gente, professora Aline Aurora !

     

  • Não concordo com o gabarito!!!

     

    “Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

     

    Então a alternativa C faz muito mais sentido: c) a curiosidade sobre a situação do outro é idêntica nos dois membros de um casal que se separa;

     

    O termo "MESMO" é interpretado de forma que tanto o parceiro que tomou a iniciativa da separação como o outro que foi o abandonado, ambos têm curiosidade em relação ao destino do outro. É um interesse mútuo. Tanto um como o outro. 

     

    Já a alternativa B, caso a banca fosse a VUNESP (muito mais digna, diga-se de passagem) iria dizer que extrapola a interpretação do texto: b) a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação;

     

     "Menos esperada" por quê??? Em algum lugar disse isso??? Isso é uma inferência que extrapola além do texto!!!

     

    Essas questões subjetivas mata o concurseiro de raiva...kkkk

  • essa questão é daquelas que vc tem que ligar para o examinador, perguntar se ele separou e o que ele sentiu!

  • Eu sei que ficou esclarecido por uns e, mal entendido por outros.

    Note:

     "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

    A palavra mesmo no texto, entende-se que "até o parceiro que tomou a iniciativa". Ou seja até o parceiro que tomou a inciativa, não era esperado dele. Porém, entretando, também fará tudo para saber como o abandonado está passando..

    Por isso a alternativa B.   

     Bons estudos!

     

  • Num primeiro momento, marquei a letra B, entendendo que para o autor o fato tem a relação com surpresa, que era algo que ele não esperava.

    Mas olhando novemente, marquei a letra C, entendendo que para o efeito final do fato, a curiosidade é idêntica para ambos.

    No enunciado ele fala para o autor, então realmente a acertiva B estaria mais adequada, apesar de causar dúvida quando você lê Infere-se ... do texto

    Não sei se é caso de recurso, mas é uma questão bem ...

    Odeio quando marco a certa e fico com a errada kkk

    Bons estudos

  • Depois que eu errei, peguei o "espírito" do que a banca queria.

    É o seguinte:

    Letra B: "mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber...": mesmo tem o sentido de inclusive, até. Inclusive o que tomou a iniciativa, por sua vez,deixa claro que a curiosidade, a princípio, não era esperada dele, pq se ele separou ele não mais queria, e consequentemente não é de se esperar que tenha curiosidade em saber como o outro está.

    Letra C: Conforme comentário anterior, a curiosidade sobre a situação não é idêntica, pois o "mesmo" sugere "insclusive", o que deixa claro que não era esperada essa curiosidade.


  • ÓDIOOOOOO DESSA BANCA!


  • ALGUEM JA TEVE A HUMILDADE DE PEDIR COMENTARIOS PARA UM PROFESSOR, EM VEZ DE FICAR CAÇANDO CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO????? JA TEVE ESSA ATITUDE INTELIGENTE PARA CONTINUAR ESTUDANDO DE FORMA CORRETA????? FICA A DICA!

  • warllan freire kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Do segmento o que infere é a letra B mesmo, em nenhum momento ele coloca a situação de ambos em pé de igualdade, mas demonstra um concessão em relação a quem tomou a iniciativa, o que demonstra que era menos esperada nele essa situação.FGv tem que pegar o jeito da questão

  • eu participei em sala destas atrocidades... imaginem como fiquei.

  • Fiquei em dúvida entre a letra B e C, mas no final cheguei a conclusão que a alternativa B realmente se encaixa melhor na questão. No segundo período “Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”. A palavra "mesmo" traz essa ideia "desigualdade de interesse em saber da vida do outro", porque, seguindo determinada lógica, aquela pessoa que abandona, em tese, não vai querer saber da vida de quem abandonou. Ao contrário da pessoa que foi abandonada, e geralmente ainda nutre algum sentimento, vai ser mais curiosa e querer saber o que o ex-parceiro anda fazendo.

  • é engraçado a banca dizer "fara de tudo" e dizer ao mesmo tempo como gabarito que ele tem menos curiosidade...esseexaminador da FGV é péssimo.

  • Pessoal, acho que o "X" do problema está no comando da questão.

    Observem que o enunciado diz:


    "Infere-se do segundo período desse segmento do texto 3 que, para o autor do texto:"


    Colocando em destaque o referido segmento e seu segundo período mencionado no enunciado:


    “Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando."


    Conforme o comando da questão pede, analisando apenas o segundo período desse segmento, podemos ver que a única opção que faz sentido é a letra "B", sendo que as letras "C" e "D", embora corretas, referem-se ao primeiro período do segmento em questão e a outras partes do texto.


    Lembrando ainda que a questão fala em "inferência", sendo assim apenas a letra "B" nos leva a algo que está implícito nesse período do texto.

    Já a letra "C" fala sobre algo que está claramente explicitado e que portanto não pode ser "inferido" e a letra "D" é uma clara extrapolação do que diz o autor.


    Questão muito difícil pois na hora da prova é delicado observar todos esses detalhes de enunciado, mas questões da FGV são assim mesmo, requerem muito tempo, treinamento, cuidado e atenção para serem resolvidas corretamente.


    Abraços a todos!!!







  • Realmente, cheguei a ficar em dúvida entre a alternativa C e B, contudo ao voltar ao texto, percebi a valoração que o segundo período da a pessoa que teve a iniciativa em terminar o relacionamento.

    Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando.

    A alternativa C diz:

    "a curiosidade sobre a situação do outro é idêntica nos dois membros de um casal que se separa;"

    Já a alternativa B diz:

    "a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação;"

    E realmente, isso é percebido a partir do momento que o Autor incluiu ao seu texto um período apenas para ressaltar que o parceiro que tomou iniciativa do termino do relacionamento também irá tomar iniciativa para saber do outro companheiro, se não, não seria necessário a introdução de tal período, já sendo subentendido.

    Ficando o texto assim:

    "Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Esse interesse raras vezes resulta de uma genuína solidariedade."

    .

  • Gabarito letra B.

    Em nenhum momento o texto diz que a curiosidade é paritária, diz somente que um quer saber mais que o outro, um efeito gangorra.

  • Gabarito: B

    “Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro . Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.(segundo período)

    Infere-se do segundo período desse segmento do texto 3 que, para o autor do texto:

  • Boa, Walesse Lima! É isso aí mesmo.

  • fará de tudo, então ........gabarito seria C

  • questão top!!!! pra resolver interpretação da fgv tem que tá como agente do fbi e csi

  • Que loucura !

  • Mesmo tem valor concessivo, indica uma oposição, uma quebra de expectativa com o que foi anteriormente mencionado.

  • ``...MESMO o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

    Reparem que se espera que o abandonado que tenha a curiosidade para saber como estah o q abandonou.

  • Apesar do texto te levar a outra conclusão, por uma questão de lógica, é realmente menos esperado que o parceiro que tomou a iniciativa da separação tenha curiosidade em saber da vida do outro.

    Ou seja, terminou, vida que segue... ficar procurando para saber como está, em muitos casos, é só para levantar o ego!

  • Gabarito: B

    “Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

    Obs.: "Mesmo" teve o sentido de inclusive, até, aliás, até mesmo etc. Basta ler e reler para entender o contexto da questão.

    Logo, a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação.

  • Gente, inferir significa concluir, deduzir.

    O que se deduz de quem tenha terminado uma relação é que não queira saber do outro.

    Ou seja: "a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação"

  • Chega da vontade de chorar, que zorra é essa.

    Temos que pesquisar palavras por palavras para tentar achar uma justificativa para o gabarito. Que onda. ainda temos que descobrir se o examinador tomou cornou ou esta sofrendo com a separação.

    Tenha paciência,FGV.

  • Misericórdia!!!!

    As questões dessa banca são terríveis...induz o candidato a erro. Por mais que vc saiba a matéria, na FGV parece que vc não sabe nada. Ela leva o premio de pior banca no português.

  • Notem o enunciado.... "Infere-se do segundo período desse segmento do texto 3 que, para o autor do texto:"

  • MEU DEUS ESSA BANCA É SEM NOÇÃO....... GENTE NÃO É POSSÍVEL ESSE GABARITOS IMPOSSÍVEIS. TRISTEZA ME DEFINE NESSE MOMENTO... DESCULPEM SÓ UM DESABAFO

  • Fiquei na dúvida entre B e C, mas acabei marcando a C :(

  • O alívio de acertar uma questão da FGV é inexplicável.

  • Houve uma quebra de expectativa, o "natural" seria que apenas o largado tivesse essa curiosidade, mas não foi o que ocorreu.

    Gabarito B

  • Questões desse tipo,só o examinador sabe a resposta.Acredito eu.

  • PODEM QUERER INVENTAR MIL EXPLICAÇÕES..KKKKK

    .NUNCA QUE ESSE GAB TÁ CERTO

  • Gente, o gabarito é letra B!

    Geralmente quando uma pessoa toma a iniciativa de terminar um relacionamento, é sinal de que ela não tem mais interesse (CURIOSIDADE) na vida do parceiro ( ou como ditou a questão: ABANDONADO), todavia, nesse trecho, não foi o que aconteceu, pois fica evidente que a CURIOSIDADE foi da pessoa que abandonou. Deixando claro que a CURIOSIDADE sobre a vida do outro era mais esperada da pessoa que foi ABANDONADA e não da pessoa que terminou o relacionamento!

    É isso!

    FGV, só Jesus na causa!

  • "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”.

    MESMO é uma conjunção concessiva: exprime contrariedade, ressalva, oposição a uma ideia.

    OBS: se esperava que o parceiro que tomou a iniciativa não tivesse nenhuma curiosidade sobre a vida do abandonado, mas, porém, contudo, todavia, aquele que abandonou tbm tem curiosidade em saber como está o abandonado.

    Observe que não é identica, é menos esperada. Tipo: Maria abandonou José.

    José pergunta à Joana como está Maria, Joana diz: "muito bem, passou no concurso do TJ"

    Depois Maria perguntou à Joana como está José, Joana diz: "valha, mulher, não foi tu que largou ele, pra quer que tu quer saber da vida dele?" - a curiosidade era menos esperada (rsrsrs)

  • #O #EXAMINADOR #LEVOU #FOI #GAIA

  • Lembrei do tempo em que acompanhava o Yahoo Respostas, categoria Família e Relacionamentos. :-D

  • Me parece uma contradição:

    No 2º período, quem abandona É QUEM ESTÁ CURIOSO pra saber da vida do abandonado.

    O gabarito diz que quem abandonou tem a curiosidade menos esperada.

  • Acho que o "mesmo" no início da frase justifica o gabarito

  • "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando."

    Gente não consigo enxergar isso no texto : "a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação"

    Alguém me explica!!!

  • saudades da minha ex

  • Essa realmente a banca complicou..

  • O termo ´mesmo´junto com o contexto traz essa ideia.

    Errei, marquei C.

  • "MESMO O" gera uma ideia de quebra de expectativa nesse contexto. Como ele tomou a iniciativa do término, a primeira impressão é a de que não se interessaria mais pela pessoa = expectativa. No entanto, mesmo o "coração gelado" tem essa curiosidade = quebra de expectativa. Fiquei com certa dúvida em relação à C, mas acredito que esteja errada porque o fato de os dois terem curiosidade não quer dizer que essa curiosidade seja na mesma medida (um pode se importar mais que o outro), então afirmar que é idêntica seria extrapolação, a meu ver. Questão muito muito muito capciosa.

  • Até professor de Português tá errando tudo!

  • Entendo que há duas respostas corretas, pois a letra B e C não se contradizem - ambas complementam o sentido uma da outra.

    A letra B está correta: quando analisamos a expressão "Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa", que significa "Até mesmo o parceiro que tomou a iniciativa", pressupõe-se uma quebra de expectativa - esperaria-se que quem termina a relação não tivesse tanto interesse ou curiosidade, mas até mesmo ele tem.

    Mas a C também não está errada, e inclusive pode ser deduzida a partir da veracidade da B, quando concluímos que ambos têm curiosidade, até mesmo o parceiro que tomou iniciativa.

    FGV de novo, de novo, de novo. É cansativo e frustrante fazer questões de português deles.

  • O primeiro período do segmento também permite inferir o que indica a letra C.

  • Onde estão os professores do QC, será que tem alguma categoria de assinatura diamante?, pois, na minha tinha "COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES".

  • Troquem esses elaboradores das questões de port da fgv por favor!!!

  • O texto deixa bem claro, que a curiosidade é de ambos.

    Vá entender a subjetividade dessa banca.

    Na minha opinião seria a letra C.

  • É bom ver que não estou só nesse barco.

    Sigamos em frente.

  • Audizio Bezerra concordo com você, marquei a c também

  • gabarito B.

    “Um dos sentimentos mais comuns depois de uma separação amorosa é a enorme curiosidade em relação ao destino do outro. Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando

    (há uma quebra de expectativa, não se espera que o que terminou sinta curiosidade)

  • warllan freire mitou..kkkkkkk

  • Essa banca é doente

  • No geral, o texto mais se refere à pessoa que foi abandonada. Mas o texto transparece que a pessoa que ABANDONOU TAMBÉM tenha curiosidade MESMO QUE ELA QUE TENHA TOMADO INICIATIVA.

    ''Mesmo o parceiro que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando”

    No entanto, é menos esperado que uma pessoa que tenha tomado iniciativa tenha mais curiosidade da vida do outro, do que a pessoa que tenha sido abandonado.

    (Posso estar enganada mas de alguma forma eu consegui enxergar uma frase concessiva. ''Eu tenho curiosidade, MESMO QUE eu tenha tomado a inciativa'' ou seja, algo que não se espera.)

    Foi como EU consegui interpretar! Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.

    Gabarito: Letra C

  • Que banca FDP!

  • eu não tinha entendido o texto da questão. Eu achei que o autor estava falando dos dois pontos de vista: de quem terminou o namoro e de quem sofreu com o término. Mas pelo que parece, o autor se refere à perspectiva de quem rompeu o namoro. Posso estar errada.

  • Analisando melhor, realmente vejo que é letra B..

    Pensa duas pessoas conversando: Ei cara, vamos na festa pô. Vai todo mundo da faculdade, até mesmo o Fulano.

    O que dá p inferir ? Que o Fulano não é acostuma a ir, mas dessa vez ele vai.

    Mesma coisa na questão. Não é natural que aquele que toma a iniciativa de separar venha a ter interesse no destino no outro. Entretanto, até mesmo ele quer saber como o outro tá. Ou seja, não é normal esse interesse, mas acontece. Então a intensidade é menor ( menos esperada )

  • Depois de ver o vídeo do QC e o gabarito, repentinamente, começam a surgir os "Becharas" kkkkk

  • Vamos lembrar que "MESMO QUE" indica uma concessão (EMBORA), e uma concessão é um fato negativo ou oposto a uma ação, mas que não impede que ela se realize. Lendo-se de outra forma: embora o parceiro tenha tomado iniciativa terminar o relacionamento, ele teve curiosidade de saber como o abandonado estava. Ou seja, não se espera que a pessoa que abandonou tenha curiosidade.

  • Nada na fgv faz sentido!

  • A curiosidade é de ambos. Mas nada faz inferir que seja idêntica, na mesma proporção.

  • B. a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação; correta

    a palavra MESMO justifica o gabarito para a Banca

  • Se a curiosidade é menos esperada em quem tomou a iniciativa da separação, então ela predomina sobre àquele que foi abandonado. Logo, se alternativa B está correta, a A também está. Isso é coisa de maluco.

  • Quem fez essa questão levou em consideração sua vida pessoal para assinalar a alternativa correta kkkkkkkkkk

  • Examinador tem levado chifre, certeza. Absoluta.

    Tem pão com doce de leite envolvido. acredite em mim, galera.

    Na minha opinião.

    GAB- Nenhuma das alternativas.

  • “Um dos sentimentos mais comuns depois de um chifre é a enorme vontade de elaborar uma prova de português."

    (da FGV, Examinador)

  • Gente, não é possível esse gabarito

  • Sempre assim! Se fosse a alternativa C, estava todo mundo justificando o gabarito aqui

  • ALGUÉM EXPLICA ESSA BRUXARIA ? PQP !

  • globo e vc, nada a ve

  • Me conformei que marquei a letra C quando vi que a maioria também marcou.

  • Isso pode ser qualquer outra coisa, menos português!

    Questões altamente subjetivas...tem que adivinhar o que o examinador tava pensando quando elaborou a questão.

  • Acertei! fui com calma e por eliminação sobrou B e C, notem que a C claramente extrapola o texto. Em nenhum momento o texto da a ideia de que quem é abandonado senti curiosidades pra saber com ta a vida de quem o(a) abandonou.

    PMCE/AESP too chegando...

  • Para o AUTOR do texto : é curioso e menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação busque saber do outro ------ Gabarito B
  • Meu fi, escute aí uma Marília Mendonça para elaborar as próximas questões! Cê tá com muito rancor no coração, vamos amansar isso aí.

  • Pelo que consegui perceber, quando o autor diz "mesmo o parceiro que tomou a iniciativa", deixa transparecer que o parceiro que tomou a iniciativa, via de regra, seria quem menos deveria procurar. Ou seja, a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação. GABARITO C.

  • A professora faz uma filosofia grande para explicar, fala a nossa língua prof

  •  até o parceiro, né, que tomou a iniciativa fará de tudo para saber como o abandonado está passando, quer dizer, a gente não imagina, que upa, o parceiro que saiu de casa, que tem a curiosidade pra saber, com.. ruim oque ficou, está, né.. ele está, né, mas a, segundo o autor.....'' Não entendi esse começo da explicação, quer dizer, não entendi foi nada

  • a curiosidade sobre o outro é menos esperada naquele que tomou a iniciativa da separação Correto! é sim menos esperada, pois ele diz que mesmo que, ainda que. ou seja, pressupõe que em regra não era mas a concessiva da essa ideia aí. questão não e facil
  • Para FGV é : "sem sentimento ou se prepara para o sofrimento"

    Sem sentimento, meu povo! Seguimos...